Boletim de Conjuntura Econômica de Toledo mostra que em abril de 2023, as exportações do município somaram US$2,6 milhões

24 de julho de 2023

O Boletim de Conjuntura Econômica do Município de Toledo (PR), realizado entre parceria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – campus Toledo, chegou a sua 11° edição.

Os textos e análises de cunho informativo, são direcionados aos cidadãos, empresários e gestores públicos. Os dados apresentados são de fontes oficiais e de organizações públicas e privadas.

Nesta edição, o Boletim traz informações sobre estabelecimentos industriais em Toledo, exportações internacionais, empregados admitidos, pesquisa de cesta básica de alimentos, panorama da soja na entressafra, dados do produto interno bruto, entre outros assuntos.

Uma informação de destaque é que a quantidade de estabelecimentos industriais em Toledo teve seu crescimento desacelerado durante a pandemia do Covid-19, mas não comprometido. Desde o início de 2018 até o final de 2021, os estabelecimentos industriais aumentaram sistematicamente de 1.029 para 1.118, representando crescimento de 8,65% no período, com resultados positivos para quase todos os ramos de atividade. Apesar de modesto, o aumento médio de 2,16% ao ano ainda é quase o dobro do crescimento paranaense neste intervalo de tempo. Os ramos de atividade que mais sofreram cortes foram as indústrias Têxtil, Produtos Minerais Não-metálicos e Papel e Gráfica, com reduções de 12, 10 e 7 empresas, respectivamente. Há um movimento claro de retração de empregos e empresas destes três ramos industriais no Paraná na última década, inclusive precedendo a crise de 2015. Provavelmente, as causas estão relacionadas a um aumento da competitividade da concorrência externa.

Dentre os ramos produtivos mais afortunados, destaca-se a Indústria da Construção Civil, com saldo positivo de 76 novas organizações, fazendo deste o ramo industrial que mais criou empresas no município no período, repetindo uma tendência que se verifica há pelo menos duas décadas em todo o Paraná. Por conta disto, para cada nova empresa se criaram 2,84 novos empregos no município e 13,82 no estado, ou seja, o crescimento em Toledo foi bem menos intenso e menos concentrado, com mais espaço para pequenas novas empresas.

Sobre as exportações internacionais de Toledo, em abril de 2023, as exportações somaram US$2,6 milhões. Os campeões de vendas para outros países em abril de 2023, foram: calçados com sola, seguido de produtos utilizados em alimentação de animais e conservas de carne. O destino dos produtos exportados por Toledo engloba países principalmente da América, entre eles: Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Chile e Cuba.

Outra informação que a edição deste mês do Boletim de Conjuntura Econômica traz é que em 2023, o número nominal de empregados admitidos no município de Toledo (PR) entre janeiro e março foi de 9.744 admissões, sendo 3.118 admissões em janeiro, 3.365 admissões em fevereiro e 3.261 admissões em março. Entre os meses analisados, houve uma taxa média de crescimento (%) do número de empregados admitidos de + 2%.

O Núcleo de Desenvolvimento Regional da UNIOESTE/Toledo apresenta a pesquisa da cesta básica de alimentos para o município de Toledo (PR) para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023. O custo da cesta básica individual em janeiro de 2023 foi de R$ 606,97 e teve uma redução de -1,22% em relação ao mês anterior. Em fevereiro, a cesta básica individual passou para R$ 597,40, o que resultou em uma redução de -1,58%. Em março de 2023 a cesta custava R$ 587,44 e apresentou redução de -1,67% em relação a fevereiro de 2023. O mês de abril de 2023 apontou aumento de 5,05% no valor da cesta básica, passando a custar R$ 617,12 (Tabela 1). Observou-se volatilidade no custo da cesta básica, visto que, após quatro meses de reduções, no mês de abril verificou-se aumento de 5,05% no custo dela. Quando se analisa as variações dos últimos 12 meses, tendo o mês de abril de 2023 como referência, ocorreu aumento acumulado de +1,67%. O aumento acumulado do ano de 2023 foi de 1,27%. Desta forma, notou-se que os índices de aumento da cesta básica estão menores que os índices da inflação para os mesmos períodos (IPCA).

A cesta básica de alimentos familiar se caracteriza por ser o custo da cesta básica para 3 pessoas adultas ou 2 adultos e 2 crianças. O seu custo foi de R$ 1.880,91 em janeiro; em fevereiro foi R$ 1.792,20; em março foi de R$ 1.762,33 e; em abril foi de R$ 1.851,37.

Para ter acesso a todas as informações da 11° edição do Boletim de Conjuntura Econômica do Município de Toledo, é necessário baixar o documento pelo link https://acit.org.br/area-de-download/