Acit reúne Conselho Maior para discutir investimentos ao aeroporto municipal

12 de maio de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) reuniu o Conselho Maior da entidade para discutir e consultar o grupo de 18 ex-presidentes sobre a viabilização dos recursos necessários à aquisição de equipamentos para o terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Luis Dalcanalle Filho, na manhã de terça-feira (12).

A iniciativa é em decorrência da proposta feita pela administração municipal visando a reforma e ampliação da atual estrutura do aeroporto, para viabilizar o recebimento de voos alternativos e futuramente voos regulares no município. Conforme projeto da Secretaria de Planejamento Estratégico, estima-se investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo que destes 70% será aportado pela Prefeitura e a proposta é que os 30% restantes sejam feitos pela iniciativa privada.

Essa proposta foi apresentada na semana passada, em reunião convocada pelo prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt com empresários e diretores da Acit. O presidente Danilo Gass se comprometeu em dar os encaminhamentos no âmbito da Acit e junto ao empresariado e demais entidades ligadas ao setor.

Durante o encontro na Acit surgiram ideias de como viabilizar recursos da iniciativa privada, a partir da unanimidade de opiniões favoráveis. "Reunimos os ex-presidentes, que marcaram a história da entidade, para uma consulta e o resultado é que todos se manifestaram favoráveis a fazer o aporte de recursos necessários, tendo em vista que as medidas para readequar o aeroporto representarão um fomento ao desenvolvimento do município e região. Todos os ex-presidentes, em seu momento e a seu modo, trabalharam em defesa do aeroporto, com a visão de atrair investimentos e agora é uma oportunidade ímpar para que possa receber voos alternativos e reconquistar voos comerciais regulares", argumentou o presidente Danilo Gass.

O formato para viabilizar os recursos será discutido internamente na Acit, passará pela aprovação da diretoria e possivelmente será convocada uma assembleia que deliberará a respeito. "O assunto requer cuidado e qualquer investimento precisa passar por essas discussões. Cada presidente trabalhou forte para deixar a entidade sólida financeiramente, pensando que um dia teríamos um grande investimento a fazer, alguma iniciativa pública-privada. Talvez seja o momento deste investimento, que não implicará em mexer nos recursos de operação do dia a dia da entidade, mas sim nesse fundo já formado", explicou Danilo.

Ente os ex-presidentes da Acit presente no encontro estavam Felipe Muraro, Albino Corazza, Hermes de Césaro, Edmir Cesar Della Costa, Wolmir Ficagna, Odair Carlos do Nascimento, Mauro Bernhard, Augusto Sperotto, Marcos Sanchez, Alceu Dal Bosco, Hermes Inácio, Rainer Zielasko, Solange Martins, Eduardo Della Costa, Joel Loh, Edésio Reichert, Edson Carollo e Luiz Eduardo Guaraná. Também participaram o vice-presidente Flávio Furlan, o tesoureiro Marcos Magnanti e o assessor jurídico Ruy Fontatti Jr.