Acit realizou palestra gratuita

Acit realizou palestra gratuita

Com o tema ‘Gerenciamento de temperamentos, como gerenciar isso?’, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) reuniu 95 pessoas para a palestra gratuita no auditório da entidade, na noite de terça-feira (21).

O encontro, ministrado pela Doutora em Ciências Políticas da Educação, Maria Aparecida de Souza Rabaiolli, teve por objetivo desenvolver nos participantes o processo de conhecimento de temperamentos, nos âmbitos pessoal, intelectual, social e psicológico.

Em foco, durante a palestra, estavam os quatro tipos de temperamentos – colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico -, aliados ao conhecimento para gerenciá-los.

A palestrante explica a importância de conhecê-los e, principalmente, como lidar com cada um. “Além de conhecermos cada pessoa, compreendendo o porquê de suas ações, ajudando na convivência diária, tendo esse conhecimento, acabamos nos conhecendo ainda mais. Durante o encontro, vimos quais os pontos positivos e de debilidade de cada um desses”, frisa Maria Aparecida.

Ela ressalta que o assunto agradou aos participantes, tendo em vista que muitos não conheciam os tipos de comportamentos. “A receptividade foi ótima, as pessoas que foram à palestra se mostraram bastante interessadas no assunto. Gostei muito porque foram muito ativos e se identificaram com cada comportamento que apresentamos”, explica.

Opinião

O enfermeiro Gilson Salvador conta que a palestra o ajudou a entender que cada pessoa necessita destinar um momento para si mesmo. “Há ocasiões de conflito no ambiente de trabalho, onde cada um necessita se acalmar, assim compreendendo cada tipo de pessoa é essencial o momento de calma para que voltem a rotina”, comenta.

Alcione Correia de Lima, enfermeira, concorda com o colega de trabalho. “Gostei muito da palestra porque não conhecia os tipos de comportamento. Além de conhecermos outras pessoas, acabamos nos conhecendo, melhorando nosso relacionamento com o próximo”, destaca.

A auxiliar administrativa Juliane Fedrhen aprovou a palestra. “Muito boa. Com esse ensinamento que recebemos conseguimos melhorar a interpretação das pessoas, com o que ela pode trazer de benefícios ao ambiente de trabalho, como a própria palestrante disse, gerenciá-los.” 

A secretária assistente Elisangela da Silva ressalta que em seu dia-a-dia, é essencial conhecer cada perfil dos colaboradores. “São muitas pessoas, umas agitadas e outras mais calmas, porém, é preciso tratá-las de acordo com seus comportamentos, pois cada uma reage de uma forma a cada atividade”, afirma.

A assistente de suporte técnico Greice Luiza Baldessar conta que a palestra a ajudou a se conhecer melhor. “Muitas vezes eu não sei como lidar comigo mesma, e a palestra me ajudou nesse ponto. Quando eu me conheço, acabo compreendendo as outras pessoas e suas atitudes, aceitando e levando como aprendizado”, conclui.

Desenvolvimento de Gestores

Dando sequência a palestra, nos dias 13, 14 e 20 e 21 de março, acontece o curso de Desenvolvimento de Gestores, com instrução de Maria Aparecida de Souza Rabaiolli.

O treinamento voltado à empresários, coordenadores, gestores, líderes, estudantes e demais interessados, tem por objetivo capacitar as pessoas no processo de desenvolvimento cognitivo e prático, no exercício da sua função e organização institucional.

Durante a capacitação serão trabalhados assuntos como conceito de liderança multifocal; liderança e poder; liderança e despotismo; diferenças entre organização e instituição; os papéis do líder e do gerente; estilos de liderança; o líder e os valores do grupo; ética e liderança; resgatando e fortalecendo conceitos; o surgimento de um novo homem; identificação do perfil de competências do novo líder; habilidades requeridas para o novo líder; aspectos comportamentais necessários na vida de um líder, entre outros.

O curso será na sala de treinamentos da Acit, das 19h às 22h30. O custo é de R$ 290,00 para associados e estudantes e R$ 390,00 para demais interessados. Informações e inscrições pelo telefone 45 3055-4648. 

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.