fbpx

ACIT convida empresários a fortalecerem segurança municipal com participação no Programa ‘Toledo É + Seguro’

29 de agosto de 2023

A ACIT recebeu nesta terça-feira (29) empresários de Toledo para uma conversa sobre o Programa Municipal ‘Toledo é + Seguro’. O encontro foi conduzido pela presidente da ACIT, Anaide Holzbach e contou com a presença do prefeito Beto Lunitti e autoridades de segurança. Entre eles, o Delegado Alexandre Macorin, o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, e demais representantes da Polícia Civil, Policia Militar e Guarda Municipal.

O objetivo do encontro foi esclarecer como as câmeras de segurança instaladas em áreas externas de propriedades privadas e do comércio, podem contribuir com os órgãos de segurança na prevenção e na resolução de crimes na cidade de Toledo.

A intenção é que aproximadamente mil câmeras de segurança sejam instaladas pelo município. Atualmente, a cidade já conta com 250 câmeras próprias, distribuídas em locais públicos, como escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além de 80 câmeras OCR, que possibilitam a leitura de placas de veículos, posicionadas em pontos estratégicos da região.

Com a participação dos empresários, as imagens das câmeras particulares irão para uma rede de segurança pública, criando uma malha ainda mais abrangente de vigilância.

Para contribuir com o Programa, a ACIT realizou a doação de 21 câmeras adquiridas pela entidade. Além disso, câmeras instaladas na parte externa do prédio CCCT já estão integradas ao sistema do município.

Segundo a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, o projeto atende à pedidos antigos da Associação Comercial e representa um importante avanço para a segurança pública em Toledo, buscando utilizar a tecnologia disponível para aprimorar as ações de prevenção e combate à criminalidade. “Com a ampliação do sistema de monitoramento e o compartilhamento de imagens entre as instituições envolvidas, espera-se um aumento na eficiência das operações policiais e uma resposta mais rápida diante de situações de risco. Foi muito interessante a participação dos empresários no encontro e esperamos que todos possam contribuir. Ressaltamos que as imagens serão de uso restrito dos órgãos de segurança, com proteção de dados garantidos por lei”, conta.

O prefeito Beto Lunitti esclarece que a oportunidade serviu para dar evidência a importância da segurança pública e de sua comunidade. “O Toledo é + Seguro tem um contexto evidente de dar a segurança efetiva através de câmeras de captação de imagens que são levadas até uma central de monitoramento. A Associação Comercial tem um ponto importante nisso tudo, que é o interesse de convergir com o poder público. Queremos efetivamente fazer com que as ações transformem esse território em referência. Toledo poderá e eu tenho certeza que será uma das cidades mais seguras do Paraná e do Brasil.”

Os empresários interessados em compartilhar as imagens de suas câmeras com a segurança pública podem preencher um cadastro prévio no site www.toledo.pr.gov.br na aba Serviços > Cadastros das Câmeras. A partir desse momento, uma equipe especializada irá analisar a localização das câmeras e verificar se estão estrategicamente posicionadas, de forma a contribuir efetivamente para a segurança de Toledo.