fbpx

ACIT fomenta reunião entre Poder Público Municipal e associados para falar sobre mudanças no EstaR

14 de abril de 2023

Na manhã desta sexta-feira (14), a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promoveu uma reunião com representantes do poder público municipal e associados da entidade para discutir as mudanças propostas ao serviço do Estacionamento Regulamentado de Toledo (EstaR). Os empresários foram informados sobre a gratuidade de duas horas nas vagas, divididas por quadras, monitoramento eletrônico através de veículo da Guarda Municipal e as penalidades para o desacordo com a regulamentação, incluindo multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.

O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e receber sugestões dos empresários em relação ao projeto que está em análise na Câmara de Vereadores. A presidente da ACIT, Anaide Holzbach conduziu o evento, que contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, e dos representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, Roni Padilha e Fabiano Leite Faria. Além disso, o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa e outros vereadores também participaram da conversa.

As sugestões apresentadas pelos empresários durante o debate serão levadas ao Poder Executivo e Legislativo para serem analisadas e incorporadas ao texto final da nova lei.

Segundo Anaide Holzbach, presidente da ACIT, a grande participação dos associados no encontro demonstra a força do associativismo e a busca por interesses comuns. “A reunião foi convocada no início da semana, especialmente para os empresários que possuem comércio na área central. Durante a discussão, várias opiniões foram apresentadas, e a proposta principal que foi aceita pela maioria dos presentes é que seja mantido o período de duas horas de gratuidade para estacionamento, porém, em caso de permanência do veículo por mais tempo, o motorista receberia uma notificação com um valor médio de R$ 50,00 para regularizar a situação antes da aplicação da multa.”

A presidente ressalta que é necessário que Toledo se adapte à nova realidade, considerando o aumento da quantidade de veículos no município e a importância da rotatividade de vagas na área central. “Apesar de causar desconforto, as mudanças são necessárias para garantir que haja vagas disponíveis para os clientes acessarem o comércio.” Anaide destaca ainda a relevância de encontrar uma solução em consenso entre todos os envolvidos, para que os interesses coletivos sejam atendidos da melhor forma possível.

Segundo o Engenheiro de Tráfego na Prefeitura Municipal de Toledo, Fabiano Leite Faria, o debate foi positivo, tendo em vista que o serviço é necessário aos comerciantes pela rotatividade de vagas aos clientes. “Agora compete aos vereadores alterar ou não a Lei. O modelo que for aprovado colocaremos em prática. Após a aprovação na Câmara será providenciada a implantação do sistema em aproximadamente 90 dias e destes, cerca de 60 dias serão um período de adaptação dos motoristas e também divulgação para que a população conheça mais sobre as novas regras do EstaR.”

A ACIT acompanhará de perto todas as tratativas sobre a PL 32/2023 que dispõe sobre o Estacionamento Regulamentado de Toledo (Estar) para veículos na área central da cidade.