Acit firma parceria para arrecadação de livros no Rally dos Pais Incomar

17 de julho de 2015

Desde sua criação em novembro de 2014, o Movimento Pessoas Melhores faz parte do planejamento estratégico da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Em sua missão, a entidade preza por auxiliar o desenvolvimento do município e dos munícipes e sabe que, para isso, as práticas apresentadas no Movimento podem fazer a diferença. Por isso, a Acit aceitou firmar parceira na realização do Rally dos Pais Incomar, por meio da arrecadação de livros na inscrição dos participantes e posterior destinação, como forma de estímulo à leitura, seguindo as premissas do Movimento.

A proposta de parceria foi apresentada ao presidente da Acit, Danilo Gass, ao diretor de Responsabilidade Social e Ambiental, Jefferson Paulo Martins e ao gerente Marcel Sarturi, pelo representante Rally dos Pais Incomar, Ademar Airton Ellwanger e pelo idealizador do projeto Movimento Pessoas Melhores e ex-presidente da Acit, Edésio Reichert.

Segundo Edésio, o Colégio Vicentino Incomar adota as práticas sugeridas pelo Movimento Pessoas Melhores e, dentro da programação do Rally, que acontecerá dia 16 de agosto, buscaram desenvolver uma ação ligada ao Movimento. “Por meio da divulgação do Movimento Pessoas Melhores, a ideia é estimular a prática da leitura, com o recolhimento e doação de livros, a prática da leitura”.

Edésio também explicou que o Movimento Pessoas Melhores tem por objetivo promover mudanças culturais positivas em três aspectos. “São mudanças necessárias visando ajudar os pais a educar melhor os filhos e que valores que não podem faltar para se ter filhos bem-educados; como fazer com que os alunos estudem efetivamente para aprender e não só para a prova, e o terceiro objetivo é de como levar mais pessoas ao hábito da leitura, ou seja, fazer com que as pessoas descubram o prazer de ler”, destacou.

Reforço ao movimento

Conforme o presidente da Acit, Danilo Gass, assim que a proposta foi apresentada, a resposta da entidade em apoiar o evento foi positiva. “A ação está dentro daquilo que queremos, que é tornar as pessoas melhores. O que nos chamou atenção é que o evento, além de fazer a integração dos pais e alunos da própria instituição, trará um retorno, tanto para quem doar os livros, quanto para quem os receberá”.

O presidente da entidade também afirmou que é importante contar com a ferramenta para desmistificar a cultura de que o brasileiro não gosta ou tem dificuldade para ler. “Por esse motivo devemos fomentar a doação e a leitura, pois podemos considerar isso como uma mola propulsora para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, buscando a erradicação do analfabetismo funcional”, enfatizou.

Segundo Danilo, o planejamento de ações para a campanha de arrecadação será fomentado e uma metodologia de trabalho para o evento será estabelecida. “Ainda definiremos a quantidade de livros e como será feito a recolhimento. A expectativa é de cerca de 200 inscrições, o que corresponderia a, no mínimo, 200 livros. Posteriormente os livros serão contabilizados, catalogados e doados de acordo com o perfil de cada um”, comentou.

Resultados futuros

Para o diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da Acit, Jefferson Paulo Martins, está dentro da missão da entidade trabalhar a cultura do associado e da população, como forma de projetar resultados futuros. “Vamos integrar ações que promovam o Movimento Pessoas Melhores e, naturalmente, seus objetivos na vida das pessoas. O Movimento só tem razão de existir se for praticado nas famílias, nas escolas, nas empresas, em clubes, em qualquer organização”, salientou.

O diretor ainda destacou que o trabalho desenvolvido no Movimento necessita de um longo prazo para gerar resultados, mas as ações desenvolvidas agora é que farão a diferença. “Vamos chegar lá fazendo a nossa parte. Sabemos que é um processo lento, mas faz parte do planejamento estratégico da Acit, já que podemos fomentar muito rápido tudo isso através dos nossos associados”, afirmou.