ACIT e Poder Público realizam última reunião trimestral do ano para discutir pautas estratégicas

30 de novembro de 2023

Com o propósito de alinhar as demandas da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) com as iniciativas do poder público, ocorreu, na manhã de quinta-feira (30), a última reunião trimestral do ano entre representantes da entidade e a administração municipal. A agenda foi criada para manter uma comunicação eficaz entre ambas as partes, fortalecer parcerias existentes e debater projetos que visem o benefício da comunidade como um todo.

Ao longo da reunião, o grupo abordou diversas ações e iniciativas em pauta, incluindo o Programa Toledo é + Seguro, Estacionamento Regulamentado (EstaR), Hospital Regional, Projeto de habitação popular, participação de empresas locais em processos licitatórios, atuação da Assistência Social no município, regularização de veículos do tipo ciclomotores, projeto Banco de Ração, obras de infraestrutura urbana, Natal Encantado de Toledo, entre outros tópicos.

Segundo Anaide Holzbach, presidente da ACIT, a agenda periódica entre o município e a entidade é uma ferramenta essencial para avançar em objetivos comuns. “Estamos constantemente discutindo pautas que beneficiam não apenas o segmento empresarial, mas o município como um todo. Um exemplo é a ampliação do compartilhamento de imagens no Programa Toledo é + Seguro, onde empresários podem contribuir para a eficiência das operações policiais no município”, destacou.

Outro ponto debatido durante o encontro foi a Lei Complementar Nº 29/2023 que institui tratamento preferencial na aquisição de produtos e serviços objetivando a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte em processos licitatórios no Município. O documento atualiza alguns tópicos da LC Nº 14/2009, muda algumas formalidades e procedimentos no sentido de facilitar e simplificar os processos que envolvem esse porte de empresas.

No que diz respeito ao Estacionamento Regulamentado Gratuito (EstaR), o Poder Público informou que, desde sua implementação em 4 de setembro de 2023, o modelo tem recebido destaque, permitindo aos usuários utilizar a mesma vaga por até duas horas sem custo. A fiscalização é realizada pela Guarda Municipal, que utiliza veículo identificado e câmeras de amplo alcance de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. O modelo conta com 1.400 vagas distribuídas em quatro setores (amarelo, verde, vermelho e azul), e os usuários podem verificar em qual setor estão por meio do aplicativo Estar Gratuito Toledo.

O prefeito Beto Lunitti destacou que o modelo tem recebido elogios da comunidade, especialmente dos clientes que necessitam acessar as empresas no centro da cidade. Ele mencionou também a possibilidade de ampliar a área de abrangência do EstaR, atendendo aos pedidos recebidos.

Além das pautas em destaque, o prefeito reforçou a necessidade da implantação de um Instituto Municipal de Planejamento, contando com a expertise da ACIT. Ele enfatizou a importância de envolver o setor privado nesse processo, considerando a ACIT como um fórum de debates e de propósito.

Ainda no encontro, o Natal Encantado de Toledo recebeu destaque. O evento, considerado o maior Natal do Oeste do Paraná, teve início em 10 de novembro e se estenderá até 23 de dezembro. Entre as atrações estão a Casa do Papai Noel, iluminação natalina, Vila de Natal e apresentações culturais.

A presidente da ACIT enalteceu a parceria do município no evento, destacando a estrutura montada pela Prefeitura na Praça Willy Barth, onde está localizada a Vila de Natal. Ressaltou também a beleza da iluminação e decoração natalina em todo município, que tem encantado moradores e visitantes, além do concurso que vai escolher a Casa e a Vitrine mais atrativa, segundo critérios pré definidos.

Além da Vila de Natal, feita pela Prefeitura, a ACIT promove diariamente a Casa do Papai Noel, também na Praça Willy Barth, com visitação gratuita todas as noites. Anaide destacou as atrações culturais, realizadas pela ACIT com o apoio de empresas locais, através da Lei Rouanet.

A próxima reunião entre a ACIT e a administração municipal está prevista para os primeiros meses de 2024. Estiveram presentes no encontro o prefeito Beto Lunitti, a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, o vice-presidente de Relações Institucionais, Cristiano Rocha, o vice-presidente da Indústria, Marcus Malacarne, o Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, além do Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo, Christian Goldoni, e agentes da Guarda Municipal.