Acit e OST se reúnem com vereadores e entregam proposta para redução de gastos na Câmara de Toledo

17 de dezembro de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), juntamente com o Observatório Social de Toledo (OST), Sindicato do Comércio Varejista e lideranças de outras entidades do município apresentaram proposta formal à Câmara de Vereadores, referente à redução do número de cadeiras no Legislativo municipal, na manhã desta quinta-feira (17), em encontro realizado na sede da entidade.
O encontro contou com a participação do presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt e mais oito vereadores, da presidente do OST, Rita Guerro, do presidente do Sinvar, João Batista Campos, de quatro ex-presidentes da Acit e integrantes do Conselho Maior da entidade, entre outras lideranças. Todos os presentes tiveram oportunidade de se pronunciar e manifestar a opinião quanto ao assunto.

A movimentação e articulações da sociedade toledana quanto à redução dos custos na Câmara Municipal tiveram início em julho deste ano. O presidente da Acit, Danilo Gass, destacou a importância de mais uma vez reunir as entidades representativas da sociedade e seus representantes políticos para dialogar e pensar no futuro.

Ele argumenta que o país passa por um momento crítico na esfera econômica e política, o setor produtivo e os cidadãos estão tendo que reduzir gastos e readequar seus orçamentos. “O momento é crítico e temos que pensar e nos preparar para o futuro. A Câmara de Toledo já é um exemplo de boa gestão de recursos, porém, acreditamos que pode e deve também dar sua contribuição no sentido de reduzir gastos e isso implica na redução do número de cadeiras”, apontou Danilo.

Em sua manifestação, a presidente do OST, Rita Guerro, afirmou que o contrário do que se tem dito, a reduçao do número de vereadores não significa retroagir no tempo. “Ao contrário, este projeto representa um avanço, para mostrar à sociedade que vocês (vereadores) estão no caminho certo, que a Câmara é eficiente e econômica”, disse.

Na sua fala o presidente do Sinvar, João Batista Campos, salientou que os gestores públicos precisam se sensibilizar quanto a necessidade de se fazer o enxugamento de despesas do setor público para evitar que se aumentem os impostos. “Nunca houve uma crise tão grande, total falta de credibilidade da classe política brasileira, e o intuito do movimento é sensibilizar os vereadores, encontrar uma solução para dar uma resposta à sociedade. Esperamos o bom senso, que a Câmara do nosso município tome uma atitude que sirva de exemplo para sociedade de Toledo e todo o Brasil, para um futuro melhor”, frisou.

Avanços

Para o presidente da Acit, Danilo Gass, o encontro foi bastante produtivo, possibilitou que todos apresentassem seus argumentos e a troca de ideias. “Tivemos um encontro muito interessante, de muito respeito para com as opiniões e pessoas e houve evolução no debate desta questão. Entregamos nossa sugestão de redução do número de vereadores de 19 para 13 e o presidente da Câmara se comprometeu em analisar a proposta e nos encaminhar uma resposta oficial”, explicou.

De acordo com o presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, é saudável que as entidades representativas da sociedade estejam envolvidas e preocupadas com esta questão, contudo, entende que não é uma mudança fácil de fazer, mas se comprometeu em debater a proposta. “Vejo com bons olhos a iniciativa das entidades. O diálogo é o melhor caminho e pelo momento econômico que passamos, onde for possível, o ideal é economizar. Contudo precisamos agir com consciência para não atingir a democracia. Vamos discutir a proposta recebida com os vereadores e não posso garantir que seja acatada da forma como está, contudo, a sociedade toledana terá uma resposta, talvez ainda neste ano”, afirmou o presidente da Câmara.

Participaram do encontro os ex-presidentes da Acit, Eduardo Della Costa, Edson Carollo, Éder Carpiné e Luiz Eduardo Guaraná, o assessor jurídico da entidade, Ruy Fonsatti Jr; os vereadores Ademar Dorfchmidt, Sueli Guerra, Vagner Delabio, Lúcio de Marchi, Walmor Lodi, Airton de Paula, Reinaldo Rocha, Neudi Mosconi, Rogério Massing; o vice-presidente do Sinvar, Beloir Rotta, Roberto Borges da Costa, do Lions Clube Toledo e Daniel Holzbach, do Rotary club Toledo Centenário, entre outros participantes.