Acit comemora 50 anos e reúne ex-presidentes para homenagem

17 de novembro de 2017

Fundada em 23 de novembro de 1967, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) comemora os 50 anos com uma trajetória de conquistas e avanços para a classe empresarial e o desenvolvimento do município.

Durante este ano foram realizadas inúmeras ações alusivas ao cinquentenário, como os eventos que reuniram mais de 1.100 pessoas em seis regiões que concentram maior número de associados e a promoção que sorteará 50 motocicletas para clientes do comércio.

O ponto alto das comemorações será na próxima quinta-feira (23), em um jantar solene que reunirá ex-presidentes, com o objetivo de homenageá-los por suas contribuições à entidade e ao desenvolvimento empresarial e do município como um todo. Entre eles, estará um dos idealizadores e primeiro presidente, Waldemiro Giacomazzo, que atualmente reside em Guaraqueçaba, litoral paranaense. Um livro relatando os 50 anos da Acit será lançado na ocasião. “Será um momento especial em que proporcionaremos o reconhecimento às pessoas que se dedicaram e trabalharam voluntariamente nestes 50 anos para a entidade e comunidade de maneira geral”, ressalta Flávio Furlan, atual presidente.

Em reunião na quinta-feira (16), a Comissão Especial do 50 anos definiu os últimos preparativos para o evento comemorativo. O presidente da Comissão, Danilo Gass, ex-presidente da Acit, relembra que há cerca de cinco anos, dirigentes da entidade tinham planejado comemorar o ano do cinquentenário de forma especial e foi criado um fundo de reserva para esta finalidade. “Coube à Comissão Especial, instituída em 2016, discutir, planejar e coordenar as ações e festividades ao longo do ano de 2017, que encerram-se com o jantar solene”, explica.

Trajetória

A partir da iniciativa de 33 empreendedores (empresários e profissionais liberais), visando tornar-se representativa da classe empresarial, com ações dirigidas num sentido orientador e progressista, a Acit hoje se projeta como uma das mais respeitadas entidades, sendo referência dentro do sistema associativista no âmbito estadual e nacional.

Com 3,3 mil associados, que representam cerca de 42% das empresas ativas de Toledo, a entidade se destaca pela representatividade, pioneirismo, lutas e bandeiras, produtos e serviços oferecidos ao empresariado.

A história da Acit está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico de Toledo. Grandes conquistas empresariais e estratégicas do município foram gestadas e discutidas dentro da entidade. Ela não só representa o empresariado local, mas está vigilante, dia a dia, nos movimentos sociais, políticos e econômicos que venham a afetar o município e mais especificamente a comunidade empresarial.

Para o presidente da Acit, Flávio Furlan, a entidade é a legítima representante do empresariado toledano, consolidada e considerada como modelo dentro do sistema associativista. “A entidade também é sinônimo de organização e profissionalismo em gestão e capacitação. Para a comunidade, a Acit é a força apolítica necessária ao fomento empresarial e na defesa dos interesses, não só dos empresários, mas também da comunidade onde as empresas encontram-se inseridas.”