Abertura do Natal Encantado de Toledo teve presença de aproximadamente 12 mil pessoas

13 de novembro de 2023

O maior Natal do Oeste do Paraná chegou. O Natal Encantado de Toledo iniciou na sexta-feira, dia 10 de novembro com a presença de aproximadamente 12 mil pessoas, que acompanharam de perto a abertura das festividades na Praça Willy Barth.

Os olhos de crianças e adultos brilharam em uma noite repleta de surpresas. No ponto alto do evento, a figura mais esperada desceu – radicalmente – da torre da Catedral Cristo Rei à Praça Willy Barth, acompanhada de uma chuva de balas. Depois disso, o Papai Noel foi para sua casa, especialmente montada, decorada e pronta para receber visitantes até o dia 23 de dezembro.

Antes disso, o evento contou com a participação do Coro Musical Ser Prati, que apresentou uma emocionante Cantata de Natal. O coro é formado por coralistas jovens e adultos, em sua maioria colaboradores da indústria farmacêutica Prati Donaduzzi. Sob regência do regente Gerson Daniel Giese, a apresentação contou com apoio da Lei de Incentivo Federal através do Pronac 231021, V edição, e patrocínio cultural da Prati Donaduzzi.

Ainda na noite de comemorações, as luzes natalinas da cidade foram acesas pela Prefeitura Municipal, dando mais brilho ao Natal Encantado de Toledo. A Prefeitura também responsável pela estrutura que cobre a Praça Willy Barth, deu inícios aos trabalhos da Vila de Natal, que conta com decoração natalina e atrações para as famílias.

Entre as autoridades e lideranças presentes na abertura da programação natalina, estavam a presidente da Acit, Anaide Holzbach; o prefeito Beto Lunitti; o Vereador Leoclides Bisognin, representando a Câmara Municipal de Toledo; o Comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Jimmy Cajuhy Carlesso,; o Tenente Eduardo Ortiz Novinski, representando o comando do Corpo de Bombeiros de Toledo; Padre Hélio Bamberg, Pároco da Paróquia Cristo Rei; o Secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto; o Secretário de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Maicon Bruno Stuani; o Presidente da Prati Donaduzzi, Éder Fernando Maffissoni, o Diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati Donaduzzi, Edilson Bianqui, a Diretora de Marketing da Safeeds, Rosangela Reche; o Diretor da DPL Distribuidora de Peças, Jaimir José Bortolotto; o Conselheiro Fiscal do SICOOB Meridional, Rogério Oliveira; o Gerente Executivo do Sesc Toledo, Fernando Rodrigo Henrique Turim e o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt.

Neste ano, o Natal Encantado de Toledo é realizado a muitas mãos, tornando-o ainda mais grandioso. Segundo o prefeito Beto Luniti, o principal objetivo da união de esforços é para que as pessoas celebrem a data com alegria. “Nós estamos muito contentes e, por isso estamos juntos com a ACIT e demais parceiros neste projeto. Queremos as pessoas satisfeitas, com alegria, celebrando a sua fé, trazendo aqui a sua esperança, o seu bom convívio, para que a gente possa, cada dia mais, avançar na gratidão, no amor, na empatia e na humildade de pedir e conceder perdão. Este é o espírito de Natal de Toledo. Por isso, estamos trabalhando firmemente para fazer desta terra uma terra de todos, com todos e para todos”, discursou Lunitti.

Para a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, o apoio dos parceiros do Natal chega em um momento crucial de crescimento do evento, fortalecendo as iniciativas locais e enriquecendo a programação da celebração. “A meta é estabelecer o reconhecimento do Natal Encantado não apenas na região, mas em todo o estado. Essa iniciativa representa uma das datas mais significativas no calendário de eventos de Toledo, tendo importância tanto para nossos associados quanto para o comércio local e a população. Estamos empenhados em tornar este período memorável.”

A Casa do Papai Noel com o bom velhinho e seus duendes segue aberta até o dia 23 de dezembro na Praça Willy Barth. O atendimento é gratuito, organizado por senhas, diariamente das 19h às 22h. Já a Vila de Natal, da Prefeitura de Toledo segue aberta para visitação durante todos os dias até 5 de janeiro de 2024.

No local, os visitantes podem conferir uma Praça de Alimentação com venda de comidas e bebidas. Além disso, uma Feira de Artesanatos acontece todas as noites.

Com a abertura oficial das festividades, uma programação cultural segue sendo realizada na Praça Willy Barth e em alguns bairros de Toledo. A programação completa pode ser conferida no site www.acit.org.br e nas redes sociais @acit.toledo.

O Natal Encantado de Toledo é realizado através da Lei Federal de incentivo à Cultura. Apoio: Governo Municipal de Toledo, Câmara Municipal de Toledo, Sesc. Patrocínio: Prati Donaduzzi, DPL, Safeeds e Sicoob Meridional. Realização: ACIT, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil | União e Reconstrução.