fbpx

A vida que vale a pena ser vivida é debatida em palestra no Conexão Empresarial

1 de outubro de 2014

O que a vida tem que ter para valer a pena? Este é o questionamento mais antigo do homem, que não parou de buscar respostas ao longo do tempo, tema que motivou as reflexões do professor Clóvis de Barros Filho na palestra de encerramento do Conexão Empresarial 2014, para um público de mais de 900 pessoas, no Teatro Municipal de Toledo, na noite de terça-feira (30).
Doutor em Direito pela Universidade de Paris e em Comunicação pela Universidade de São Paulo(USP), professor livre-docente de Ética na USP e consultor de Ética da Unesco, Clóvis de Barros Filho destacou em entrevista antes do evento que tanto a palestra, quanto o livro de sua autoria, "A vida que vale a pena ser vivida", não dão receitas para se viver bem. "Pelo contrário, o objetivo é mostrar que não há receita pronta e deixar claro que se a vida tem alguma chance de ser feliz é quando cada pessoa escolhe seu caminho, porque somos os maiores especialistas de nós mesmos", analisou.
Na palestra o professor Clóvis fez uma reflexão crítica sobre os critérios existenciais, com base em quatro grandes pensadores da história da humanidade. "Passamos em revista quatro grandes respostas sobre a vida ‘boa’. São quatro grandes pensadores, Aristóteles, Jesus de Nazaré, Espinosa e Rosseau, que deram respostas a esta pergunta. E todas as demais perguntas são secundárias", argumentou.
Segundo ele, em todas as tentativas que o homem fez para criar fórmulas prontas de felicidade foram fracassadas. "Se 10 lições para ser feliz garantissem a felicidade de todo mundo, já teríamos erradicado a tristeza. A vida é um pouco mais complicada e talvez se assumirmos com consciência as rédeas da própria vida, vamos continuar tendo encontros tristes com o mundo, mas com grandes chances de aperfeiçoamento", apontou.
Um dos conferencistas mais requisitados palestrantes do país, Clóvis elogiou o programa Conexão Empresarial, pela proposta de promover capacitação ao meio empresarial. "É fundamental formar pessoas para o mundo corporativo. Porque afinal de contas, é essencial que as corporações sejam pujantes e eficazes, atinjam seus objetivos e sobretudo, patrocinem dentro delas vidas felizes e convivências sadias. Penso também que talvez seja no seio das corporações que possamos pensar em uma verdadeira revolução ética da nossa sociedade", opinou.

Opiniões
Para Andreia Schu, colaboradora da Prati Donaduzzi, palestra superou a expectativa. "Conheci e acompanho os trabalhos do professor em vídeos na internet e no Espaço Ética. Ele fala o que queremos e precisamos ouvir, o que é a verdade, a vida como ela é (e as coisas não vêm fácil). Com certeza, esta palestra superou a todas que assisti no Conexão", salientou.
O advogado Willian Júnior de Oliveira, de Cascavel, também já conhece os trabalhos do professor por meio da internet e seus debates sobre ética. "A palestra superou todas as expectativas. Ele conseguiu classificar muito bem os quatro grandes pensamentos de como levar a vida. Alguns me chamaram mais a atenção, como os aspectos cristãos, e transmitiu de forma clara, leve e compreensível a todos", frisou.
Avaliação
Para o diretor de Treinamentos da Acit, Rogério Oliveira, o programa Conexão Empresarial 2014 atingiu seu objetivo e consolidou-se como um grande evento regional. "Tivemos casa cheia em praticamente todos os eventos, recebemos participantes não só de Toledo, mas de municípios da região, e a avaliação do público é positiva. Isso demonstra que estamos no caminho certo em nossas ações de treinamento e capacitação. Agradecemos aos parceiros, que nos auxiliam a viabilizar o evento, aos empresários que acreditam na iniciativa e a todos que participaram", afirmou.
Na opinião do presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, a oitava edição do Conexão Empresarial pode ser considerada a melhor já realizada. "Talvez tenhamos feito a melhor de todas as edições, em razão dos palestrantes que tivemos, pelo público e avaliações. Fechamos com chave de ouro e a palestra do professor Clóvis, que trouxe grande lição de vida, e temos a sensação de dever cumprido, que realizamos um trabalho compensador. Agora já vamos pensar e planejar a próxima edição", salientou.
No sorteio do cartão-presente NossoCard/Cabal, com crédito de R$ 500,00, entre os participantes, a contemplada foi Márcia Bortoli Alves."Fui premiada duas vezes: por ter ganhado o cartão e pela qualidade da palestra. Parabenizo a Acit pelo alto padrão dos eventos e qualidade dos palestrantes. E agradeço também a Imobiliária Ativa, por estimular e investir no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores."

Parcerias

Para realizar o Conexão Empresarial a Acit contou com a parceria do Sicoob Oeste, Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Slaviero, Gráfica JA, Colégio La Salle, Olinda Park Hotel, Vip Corretora de Seguros, Coamo Agroindustrial, PUCPR, Sebrae e Prefeitura de Toledo.