2º Pig Data começa em Toledo e fomenta setores de tecnologia e inovação

10 de outubro de 2019

Com foco em tecnologia e inovação, Toledo está sendo palco da segunda edição do Pig Data, considerado o maior evento de tecnologia e inovação da região Oeste do Paraná. A programação vai até sexta-feira (11). A organização é do Iguassu-IT, tendo como patrocinadores: Woop Sicredi, Biopark, Prati-Donaduzzi, Fomento Paraná, Appétit Delivery e Oesteline, com o apoio da ACIT, entre outros parceiros e apoiadores.

O cerimonial de abertura foi realizado na noite de quarta-feira (09), nas dependências do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo, com a presença do coordenador do evento, Márcio Pinheiro, presidente do Iguassu IT e coordenador do Iguassu Valley Toledo; do vice-presidente da Acit, Claudenir Machado, do diretor de Marketing e Negócios do Biopark, Paulo Almeida, do diretor de Negócios e Desenvolvimento do Sicredi Progresso, Alexandre Franco, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Jozimar Polasso, da vice-presidente do Comdet, Anaide Holzbahc de Aráujo, entre outras lideranças.

O evento se caracteriza como uma convenção do ecossistema de inovação, com o propósito de reunir pessoas, empresas e organizações e formar um ambiente de aprendizagem e criação inovadora. Além disso, visa colocar o segmento em evidência e mostrar à sociedade o potencial para gerar empregos e fomentar as empresas.

Após o cerimonial, foi realizado o primeiro painel, com o tema Inovação, Inteligência Artificial e Negócios, com a participação de Wellinton Felipe da Silva, gestor de projetos da Trade Technology/IBM, Paulo Almeida, gerente de Marketing e Negócios do Biopark, e o diretor de Negócios e Desenvolvimento do Sicredi Progresso, Alexandre Franco. A mediação ficou a cargo de Jadson Siqueira, coordenador do Iguassu Valley de Cascavel.

Hackathon

Ainda na noite de abertura foi apresentado o tema do Hackathon, que tem como proposta a utilização do big data para resolução de problemas da indústria farmacêutica. O tema é “Ser assertivo no mapeamento, relacionamento e atendimento aos consumidores da linha de medicamentos OTC e suplementos alimentares”.

As equipes devem trabalhar a partir dos dados disponíveis em redes sociais, pesquisas de mercado, e identificar possíveis clientes e estratégias para os produtos da linha OTC (Medicamentos de Venda livre) da indústria Prati Donaduzzi.

A premiação para o primeiro lugar será de R$ 2,500,00, para o segundo classificado, de R$ 1.500 e de R$ 1.000,00 ao terceiro.

Programação

Nesta quinta-feira (10), a programação segue com cursos de Arduino e de ChatBot no período da manhã; a partir das 14h, serão realizados cursos da IBM, demonstração de robôs e realização de desafios, além de batalha de robôs.

A partir das 18h terá início o painel Indústria 4.0, com José Augusto Pessatto Mondadori (Senai – Londrina), que apresentará o tema Indústria 4.0 na prática e Paulo Ricardo Braga (Prati Donaduzzi e Indústria 4.0 Brasil), com o tema Pessoas e a 4° revolução industrial.

Para às 18h30 está programada demonstração de robôs e realização de desafios, sob a responsabilidade do Senai, e cursos IBM, a partir das 19h30. A agenda de quinta-feira terá ainda, às 20h, a palestra Indústria 4.0, com Marcelo Vasconcelos de Carvalho, da UTFPR (Ponta Grossa).

Realização

O Pig Data – Convenção do Ecossistema de Inovação é organizado pela Iguassu-IT, tem como patrocinadores: Woop Sicredi, Biopark, Prati-Donaduzzi, Fomento Paraná, Appétit Delivery e Oesteline, e os parceiros Agência Tângelo, GH Filmes, Sebrae, E.tech Brasil, Iguassu Valley Toledo, além do apoio da ACIT e as instituições de ensino, Universidade Paranaense (Unipar), Centro Universitário FAG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai e Sesi), Myse Sistemas, Orion Software, Maxicon Sistemas, Tecnoaliance Software, Junsoft Sistemas, Inside Sistemas, Tecsmart Sistemas.