Waldez Ludwig fala de liderança e estratégia empresarial no Conexão Empresarial

23 de setembro de 2014

Fatores de competitividade, como liderança, estratégia, inovação e excelência foram o foco da terceira palestra do Conexão Empresarial, com o consultor Waldez Ludwig. Promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de segunda-feira (22), no Teatro Municipal, reuniu um público de mais de 850 pessoas.
Ludwig, que já proferiu cerca de 2.300 palestras em mais de 20 anos de atuação, disse que o Paraná é o terceiro estado onde mais tem trabalhado. "Já estive em Toledo em duas ocasiões, a primeira, há 21 anos e a última, em 2007. Me sinto honrado em voltar no Conexão Empresarial e fazer parte da ‘turma de pensadores’ para trazer informações a este público", comentou em entrevista antes da palestra.

O consultor de vanguarda em estratégia empresarial abordou na palestra as principais mudanças do mundo corporativo. Para ele, a matéria-prima mais importante da atualidade é a informação. "A economia era baseada nos bens tangíveis. Hoje a base é a informação, o conhecimento, que é compartilhado a 300 mil quilômetros por segundo, pela rede mundial (internet)", argumentou.

Segundo Waldez, a liderança é uma necessidade do ser humano. "As pessoas não vivem sem quatro coisas: informação, água, comida e liderança. O líder precisa libertar a mente e expandi-la, para ter ideias poderosas. E as ideias estão no futuro, que não existe e precisa ser criado, identificando as tendências", comentou.
Com relação à competitividade, destaca que o principal fator é a liderança estratégica. "Tem que ter a estratégia certa. Não adianta fazer com qualidade aquilo que não é estratégico. Incentivar a criatividade, que junto do conhecimento, gera inovação, e inovação vem das pessoas, que precisam ter um líder", aponta.

Outros conceitos ressaltados foram a gestão colaborativa, valorização do poder do conjunto, administração compartilhada, valorização ética e responsabilidade social. Quanto à excelência, o consultor chamou a atenção para a mudança de conceito. "Há poucos anos, a qualidade total era a satisfação do cliente. Hoje é o que cada cliente sente que qualidade é, não dá para padronizar", analisa.

Ludwig salientou alguns pontos do ritual estratégico do líder. "O cliente está no controle; clarear as intenções e sonhar para ter aspirações poderosas; discernir o que é aspiração verdadeira e o que é tentação; criar astral para o cidadão sair da real e sacar bombando; criar estrutura prática para executar o sonho no mundo real, abrir o coração e apaixonar-se para inspirar o time", ensina.

Opiniões

Elaine Pavão de Lima Alves, colaboradora do Filezão Restaurante, foi a ganhadora do cartão-presente NossoCard/Cabal, no valor de R$ 500,00, sorteado entre os participantes ao final da palestra. "É primeiro ano que participo de todas as palestras e estão sendo muito boas, ajuda muito para minha profissão. Além disso, fiquei muito feliz em ganhar esse cartão. Pretendo usá-lo para comprar roupas", comentou.

A empresária Vani Pacheco, de Entre Rios do Oeste, disse que a palestra foi muito interessante. "Gostei muito, o palestrante esclareceu muitas dúvidas, passou uma visão diferente e vemos que há muita coisa para ser feita na empresa, como empresário, como colaborador. E a questão da inovação é que mais chamou a atenção, para crescer e melhorar resultados", explicou.

Álvaro Lima, representante da General Motors, disse que já acompanhava o palestrante em vídeos e entrevistas e fez questão de participar da palestra. "Admiro o Waldez como palestrante e consultor, e me surpreendeu pelas novas ideias, as analogias que faz. É importante conhecer outros cenários, a visão de uma pessoa experiente. É muito cativante e conseguimos absorver melhor os ensinamentos, de grande valia para todos", afirmou.

Parcerias
A quarta e última palestra será no dia 30, com Clóvis de Barros Filho, que falará sobre "A vida que vale a pena ser vivida".
O evento realizado pela Acit conta com a parceria do Sicoob Oeste, Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Slaviero, Gráfica JA, Colégio La Salle, Olinda Park Hotel, Vip Corretora de Seguros, Coamo Agroindustrial, PUCPR, Sebrae e Prefeitura de Toledo.