Treinamento capacita empreendedores a participar de licitações públicas

29 de janeiro de 2014

Um grupo de 30 pessoas participa desde a terça-feira (28) da terceira turma do treinamento sobre Compras Governamentais – Licitações Públicas, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Os participantes têm a oportunidade de conhecer um dos mecanismos ligados à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que beneficia os pequenos negócios em âmbito local.

A proposta é levar conhecimentos sobre compras públicas, os processos realizados, aspectos legais e orientar como micro e pequenas empresas podem se preparar para atender órgãos e empresas públicas no fornecimento de produtos e serviços.

Segundo o instrutor do Sebrae, José Altair Schimmelfenning, há muitas oportunidades neste mercado, em virtude da legislação que criou benefícios para micro e pequenos empreendimentos. “Dados mostram que as compras governamentais chegam próximo a R$ 450 bilhões por ano no país e hoje este segmento participa com menos de 30% do mercado”, ressalta.

O treinamento busca esclarecer os pequenos empreendedores para que possam usufruir dos benefícios criados com a lei, conhecida como Estatuto da Micro e Pequena Empresa, que prevê benefícios e tratamento diferenciado ao segmento. “O objetivo principal é que os pequenos negócios sejam tratados de forma diferenciada e que seja dado ênfase nas compras locais, de modo que os recursos públicos permaneçam no próprio município e favoreça o desenvolvimento local”, frisa o consultor.

Muitas empresas deixam passar oportunidades de fornecer produtos e serviços em compras governamentais e públicas por considerar um processo difícil e burocrático. Para o consultor, esta é uma questão cultural. “Existe este conceito de que vender para a administração pública é complicado, que apenas determinadas empresas conseguem. Contudo, os processos estão mais abertos, transparentes e as dificuldades são bem menores do que se pensa. E as empresas precisam se preparar, estar regularizadas e aprender as técnicas. Não é impossível participar, o mercado é promissor e é preciso aproveitar”, salienta José Altair.

Com três colaboradores inscritos no treinamento, Rosiane Salete Fiori considera muito interessante a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. A empresa atua no segmento de telecomunicações e já atende o segmento de órgãos e instituições públicas. “O mercado é muito representativo e entendemos que é importante nos qualificar, buscar novos conhecimentos, trocar experiências e assim aperfeiçoar os serviços”, explica.

Raphael Eduardo da Silva, advogado em empresa que presta assessoria em licitações, também enfatiza a busca de novos conhecimentos. “Estamos buscando aprimorar os conhecimentos, para atender cada vez melhor os nossos clientes”, diz.

O treinamento termina nesta quinta-feira (30) e integra o Programa Compra Toledo, uma das ações do Comitê Gestor da Lei Geral da MPE. Tem como parceiros o Sebrae/ PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Prefeitura de Toledo e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).