Palestras do Movimento Compre do Pequeno Negócio reúnem micro e pequenos empresários na Acit

29 de setembro de 2015

No próximo dia 05 de outubro o Brasil comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A mesma data foi escolhida para o marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), que tem como objetivo incentivar o consumidor a comprar das empresas presentes em seu bairro, ou perto da sua casa. Em apoio ao Movimento, a Associação Comercial e Empresarial (Acit) realizou nos dias 23 de setembro e na última segunda-feira (28) a palestra “Estratégias Simples para Atingir Bons Resultados”.

O evento destinado aos micro e pequenos empresários tolenados foi ministrado pelo professor Nereu Mattiello, que apresentou situações de marketing que o empresário deve saber para diferenciar sua atividade. Na abordagem, Mattielo trabalhou questões de neuromarketing, a importância do empresário conhecer seus clientes, a importância dos fornecedores e, com isso, melhorar seu atendimento. Na ocasião também foi realizada a entrega dos materiais informativos e de divulgação do movimento, para os empresários utilizarem em seus negócios.

Ainda no evento, coordenador do órgão de Proteção de Defesa ao Consumidor (PROCON) de Toledo, José Queiroz, falou sobre os desafios legais enfrentados pelos empresários que refletem no consumidor, em questões de melhora do atendimento ao cliente envolvendo trocas, garantias, vendas a prazo, entre outros. No final, foi aberto um bate papo entre os empresários presentes, para que falassem sobre suas estratégias utilizadas para enfrentar situações como a atual instabilidade econômica e a busca pelos resultados positivos.

Conforme a consultora de Empreendedorismo do Sebrae em Toledo, Deborah Steiner França, atualmente as micro e pequenas empresas representam 99% das empresas abertas e 52% do trabalho formal com carteira assinada no Brasil. Segundo Deborah, essa campanha foi encampada pelo Sebrae, mas conta com o apoio de todas as instituições que trabalham em prol da micro e pequena empresa, como as Associações Comerciais e Procon local, para que juntos mostrem ao empresário a importância dele se inovar, trazer coisas diferentes para atender melhor o consumidor.

“O primeiro objetivo é estimular esses empresários para que eles tragam também a responsabilidade para si, visando realizar ações diferenciadas em suas empresas a fim de se tornar mais atraentes e para que o consumidor busque o negócio local. O outro objetivo da campanha é conscientizar o consumidor da importância de consumir no pequeno negócio, para fomentar a economia local”, destacou a consultora.

Além das palestras organizadas pela Acit, o Sebrae de Toledo está realizando ações de cadastramento das empresas interessadas em participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio e receber os materiais de divulgação, no hostsite da campanha. “O movimento tem o site www.compredopequeno.com.pr, onde serão cadastradas todas as empresas participantes. Se a empresa tiver uma página, também será linkado direto na página do Movimento e o consumidor pode utilizar para buscar informações”, destacou Deborah.