Palestra técnica abre programação para setor industrial

8 de maio de 2015

Com um público de cerca de 50 pessoas, foi realizada a abertura do ciclo de palestras do Mês da Indústria, na noite de quarta-feira (6), na Assoociação Comercial e Empresarial de Toledo(Acit).

A programação prevê mais três eventos, com a finalidade de aperfeiçoar conhecimentos direcionados ao setor industrial e a participação é gratuita. Este é o terceiro ano que a Acit e o Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai) promovem o evento, que desta vez recebe apoio também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR), Fomento Paraná, Finep e PMI Paraná.

Conforme o diretor de Indústria da Acit, Claudiocir (Tedy) Camargo, os eventos são importantes para auxiliar os empresários do setor industrial a ter melhor percepção de mercado. "A intenção é atualizar os conhecimentos dos empresários e suas equipes de colaboradores, trazer nova visão de mercado, com vistas às novas tecnologias", explica.

Segundo o coordenador Técnico de Negócios do Senai, Sandro Bello, a programação das palestras é importante para o fortalecimento das instituições junto às indústrias e agrega valor ao trabalho do Senai, que ampliará a sua atuação com a implantação do Instituto Senai de Tecnologia e de Alimentos em Toledo, através do programa PAC de desenvolvimento.
"As palestras têm o objetivo de trazer novidades em nível mundial, com temas voltados principalmente à inovação, que estão em foco na atualidade", destaca.

A palestra de abertura foi proferida pelo mestre em Química Analítica Allan Max Alves de Carvalho, do Rio de Janeiro. Ele abordou sobre a metrologia como ferramenta para a busca de inovação dentro das indústrias.

Programação

Para o dia 19 de maio está programada palestra que focará como o empreendedorismo, a inovação na indústria e a sustentabilidade no gerenciamento de projetos internacionais podem ajudar os empresários conquistar grandes negócios, com Mário Sebok.

A terceira palestra será no dia 27 com o tema "Cenários para Tecnologia e Inovação: Bioeconomia e Sustentabilidade", com o professor doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Eduardo Bittencourt Sydney.

Para finalizar a programação, no dia 28 de maio o encontro será sobre a Inovacred – Linhas de Crédito para Inovação no Setor Industrial, com atendimento aos empresários após o evento. A apresentação será realizada pela FINEP e Agência Fomento Paraná.

A palestra de abertura contou também com a presença do coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Lieser Belenzier, empresários e profissionais das empresas.