Núcleo de TI discute agenda positiva com governo municipal

7 de outubro de 2015

Empresários que compõem o Núcleo de Tecnologia de Informação da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) estiveram reunidos com o prefeito Beto Lunitti e alguns secretários municipais na terça-feira (06). O objetivo era apresentar as ações do segmento aos gestores públicos, principalmente por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) onde estão articuladas e organizadas as empresas que trabalham com o desenvolvimento de softwares em Toledo e região oeste do Paraná.

A intenção dos empresários é obter incentivos do Poder Público que favoreçam o desenvolvimento das empresas do ramo de tecnologia. A reunião foi articulada pelo vereador Vagner Delabio e aconteceu na sala de reuniões do Gabinete. “Solicitamos ao prefeito um olhar ao nosso segmento, pois já existem outras cidades que oferecem benefícios para o crescimento das empresas de tecnologia. A contrapartida é o aumento da arrecadação, aumento da oferta de vagas e maior competitividade das empresas. Esses incentivos não precisam ser necessariamente fiscais, outros projetos em parceria podem servir de incentivo”, explicou o coordenador do Núcleo de TI da ACIT, Carlos Eduardo Tomasini.

Beto Lunitti recebeu as informações e as solicitações com bastante entusiasmo e colocou a equipe de Governo à disposição para dialogar com os empresários. Na ocasião também alertou o grupo sobre os cuidados e as dificuldades de se propor algum projeto onde o município tenha que abrir mão de receita. “Para propormos qualquer renúncia fiscal temos que apontar onde virão os ganhos para a cidade. Principalmente pelo fato de que estamos fazendo uma gestão pautada no desenvolvimento e sem o aumento de impostos. Nosso interesse é melhorar a vida das pessoas e estamos abertos a novas ideias”.

O prefeito solicitou a indicação de representantes do Núcleo de TI para a criação de uma Câmara Técnica para discutir com servidores municipais quais as possibilidades de parceria com o setor. Na pauta entrará a legislação já utilizada nas cidades de Maringá, Foz do Iguaçu, Medianeira e Londrina.

O presidente do Núcleo de TI comemorou os resultados. “A reunião foi muito positiva e um marco histórico de nosso setor no município. Conseguimos reunir todos os empresários do Núcleo de Tecnologia para debater melhorias do setor junto com o prefeito. A nossa perspectiva é positiva e vem na mesma vertente do Parque Biotecnológico que foi apresentado no Plano Diretor. A proposta é que toda empresa com DNA tecnológico se beneficie desses incentivos”, avaliou.

O vereador Vagner Delabio disse que a reunião foi excelente. “A abertura que o prefeito deu para discutirmos as possibilidades já valeu. O importante é que não se trata de simplesmente viabilizar uma isenção e sim o incentivo para o crescimento de um segmento que beneficiará toda a sociedade”, exaltou o vereador.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Toledo