fbpx

Núcleo de Mecânicas realiza curso básico de Mecânica para Mulheres

28 de outubro de 2014

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos, o Núcleo Setorial de Mecânicas, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com o Sindirepa, realizou o Curso de Mecânica Básica, com a participação de 108 pessoas, na sexta-feira (24), na Mecânica Vanzella.

Segundo Tiago Dotta, instrutor do Senai, a palestra é voltada para a manutenção preventiva. "Orientamos aos usuários de veículos que busquem a manutenção preventiva, por ser mais barata e segura. Hoje muitos problemas ocasionados em carros é devido a falta dessa manutenção", diz.

Tiago explica que deve ser criado um hábito, pois é a orientação do fabricante, que inclusive traz um plano de manutenção preventiva para seguir. "Infelizmente no Brasil ainda não temos a consciência de levar o veículo na oficina para fazer uma revisão sem ele ter apresentado um problema", destaca.

O coordenador do Núcleo, Antônio Silvio Ribeiro , também destaca a importância de conscientizar sobre a manutenção antecipada, pois muitos acidentes ocorrem pela falta de preocupação com o veículo. "O nosso objetivo é conscientizar, mostrar que essa manutenção preventiva deve se tornar um hábito", comenta.

Para Ribeiro, a participação das mulheres surpreendeu. "Elas estavam muito interessadas no assunto, buscando aprender como funciona cada parte do veículo", observa.

Aprendizado

Para Natiele Proschnau, o curso foi muito produtivo pois não tinha nenhum conhecimento sobre mecânica de carro. "Como não tinha noção sobre mecânica de carro, achei o curso muito proveitoso. O que mais agregou para mim foram as técnicas para troca de pneu, como verificar a lataria do carro para saber se já foi batido, e principalmente como agir caso ocorra um incêndio", conta.

Salete Mocelin Dallagnol comenta que apesar de já ter conhecimento na área de mecânica, o curso foi muito produtivo. "Alguns pontos abordados foram bastante importantes, como o funcionamento do carro automático e injeção eletrônica, pois ainda não tinha conhecimento", explica.

Segundo Eloá Maróstica, a orientação passada pelos bombeiros foram muito importantes, pois explicaram a importância de se ter um planejamento e como agir em caso de imprevistos. "Além dos assuntos sobre alinhamento e balanceamento que não tinha conhecimento, a orientação dos bombeiros foram muito importantes", reforça.
Esta ação do Núcleo integra as ações da campanha Outubro Rosa. E para o dia 8 de novembro está prevista a inspeção preventiva de veículos, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em alusão a campanha "Novembro Azul".