Jovens participam de curso sobre empreendedorismo

1 de julho de 2014

Com iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, em parceria com o Instituto Sicoob e Sebrae, foi iniciado o curso Aprender a Empreender, com o foco de empreendedorismo voltado a jovens entre 14 a 21 anos, na segunda-feira (30), na Acit.

Nesta terceira edição o curso conta com 25 jovens participantes, e está sendo aplicado por Zuleide Oliveira Azevedo Basseto e Airton Bagli, representantes do Sicoob Oeste.

A proposta do treinamento é disseminar a cultura empreendedora e conceitos de gestão empresarial. Segundo a diretora do Sicoob Oeste, Solange Pinzon de Carvalho Martins, o Instituto de Desenvolvimento do Sicoob se estende em todo o Paraná e que uma das vertentes desse instituto é trabalhar a capacitação. "Trabalhamos a capacitação de cooperados e não cooperados, no sentido de possibilitar que eles conheçam ferramentas de gestão para que possam entrar no mercado de trabalho de forma mais qualificada".

Solange conta que esse projeto teve início a partir de uma carência percebida há algum tempo. Então foi firmada uma parceria com o Sebrae, que fornece o material didático e faz o treinamento dos capacitadores, e com a Acit que disponibiliza a estrutura física, faz divulgação e todo o trabalho de apoio.

"Estamos bastante satisfeitos porque conseguimos cumprir um dos nossos princípios, que é de desenvolver a comunidade, além de trabalhar a formação e informação, que é um outro princípio cooperativista", salienta a diretora.

A facilitadora Zuleide reforça a finalidade do curso. "Nosso objetivo é despertar o lado empreendedor dos jovens, com o conteúdo todo voltado para o empreendedorismo, atendimento e a parte de serviços, como planejar e montar seu próprio negócio", explica.

O facilitador Airton ressalta importância de capacitar os jovens. "Devido as dificuldades que os jovens encontram no dia-a-dia, como não conseguir expor suas idéias, com essa capacitação vamos facilitar e demostrar a eles como tirar as idéias do papel e colocar em prática tudo que eles anseiam, além de tirar dúvidas. Isso para que no futuro eles sejam empreendedores", diz.

O curso tem duração de dez dias, com aulas no período da tarde, e vai até o dia 11 de julho.