Inovacred: linhas de financiamento destinadas à inovação são apresentadas na Acit

28 de maio de 2015

Em evento que reuniu empresários, diretores da Acit e representantes de instituições ligadas aos segmentos do comércio, indústria e educação, foi lançada na manhã de quinta-feira (28) o Programa Inovacred, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo.

O Inovacred é uma linha de financiamento com recursos da Agência Brasileira de Inovação (Finep), com o objetivo de ampliar a competitividade das empresas, no âmbito regional ou nacional. No estado, a Fomento Paraná é a instituição financeira responsável por repassar os recursos às empresas.

O representante da Finep no Paraná, Rodrigo Coelho, fez a apresentação sobre a atuação da instituição e conceitos de inovação. Já o coordenador de Expansão de Mercado da Fomento Paraná, Richer de Andrade Matos, explicou sobre as linhas de financiamento destinadas à inovação. Também estiveram presentes o assessor Mário João Figueiredo e diretor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Hauly.

O supervisor administrativo da Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), Marco Rothe, falou sobre o papel da garantidora e formas de atuação.

Linha de crédito

Conforme destacou o diretor de Mercado Luiz hauly, a Fomento Paraná é a agente financeira dessa linha de crédito do programa federal. Podem ser liberados recursos para empresas e instituições que tenham produto ou processo de produção inovador. "É importante destacar que o programa é exclusivo para financiar a inovação, algo que não esteja disponível no mercado", explica.

A linha de crédito possibilita que empresas com faturamento até R$ 16 milhões obtenham financiamento com taxa de juros com base na TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo), que hoje está em torno de 6%. Para empresas com faturamento superior, a taxa de juros é a TJLP mais 1% ao ano. Além disso, o prazo de carência é de 24 meses e mais 72 para pagamento. "São condições muito atrativas e não tem nada melhor no sistema bancário para quem quer inovar", destaca Hauly.

Recursos
Como agência de fomento, a instituição não possui unidades como os bancos comerciais, e atua no interior do estado em parceria com instituições e entidades, como a Garantioeste, que é um ponto de atendimento em Toledo.

Conforme o assessor da Fomento Paraná, Mário João Figueiredo, em 15 anos foram liberados R$ 31 milhões em financiamentos para o município de Toledo, sendo R$ 25 milhões para a área pública e o restante para o setor privado. "Desse montante, foram R$ 1,5 milhão liberados em 366 operações de microcrédito", observou.

Em Toledo há agentes de crédito atuando e atendendo na Sala do Empreendedor, na Prefeitura.