Iniciadas obras no Aeroporto de Toledo para dar condições de voos regulares

9 de junho de 2015

Foram iniciadas na segunda-feira (8), as intervenções no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanele Filho. O objetivo é garantir que o município de Toledo tenha condições de receber voos intercalados e comerciais. Ao todo, serão investidos em torno de R$ 1 milhão entre obras e equipamentos. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) deverá aportar recursos da ordem de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos, decisão que será ratificada em assembleia extraordinária no próximo dia 23.

A Prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) deve investir cerca de R$ 700 mil na ampliação e reforma do Terminal de Passageiros (TPS), Pavimentação e Seção Anti-Incêndio (SCI). Em contrapartida, a ACIT garantirá a equipagem do Aeroporto, com investimento de aproximadamente R$ 300 mil. Para equipar o espaço reformado e ampliado pela Prefeitura de Toledo está prevista a aquisição de esteira de bagagens, detector de metal pórtico e manual, equipamento raio-X para inspeção de bagagem e demais equipamentos para comodidade aos passageiros.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, a parceria é fundamental para o desenvolvimento de Toledo. "Nossa intenção é possibilitar que o nosso aeroporto se torne comercial, tendo em vista que já conquistamos esse ano a reclassificação da pista, que passou de PCN 8 para PCN 33. E a parceria da ACIT demonstra a confiança no Governo Municipal e a união da sociedade toledana em prol do desenvolvimento", comentou. O prefeito lembrou ainda, que além dos investimentos públicos privados para celeridade de vôos regulares em Toledo, o município deve receber investimentos do Governo Federal com o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais.

Para o presidente da ACIT, Danilo Gass, o momento é histórico e a entidade não poderia deixar de atender à solicitação da administração municipal parfa essa parceria público-privada que vai trazer benefícios ao município e região. "Historicamente ao longo dos anos Acit tem contribuído para fomentar o desenvolvimento. Lembramos a criação do Sicoob, do IDR-Oeste, Garantioeste e tantas outras ações. Ter um aeroporto com melhor estrutura para receber voos regulares é um sonho de muitos anos. E esse momento é histórico, viabilizar as readequações e proporcionar que o aeroporto venha a ser opção para as empresas de aviação. Hoje no mundo golobalizado é fundamental estar conectados, estar no mapa da aviaçao e todos seremos beneficiados. É o chamado ganha-ganha", explica.