Grupo de empresários de Toledo doa materiais pedagógicos para escola Olivo Beal

18 de novembro de 2013

Um grupo de empresários de Toledo, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e por meio do Grupo de Ensino/Aprendizagem,  fez uma doação de materiais didáticos pedagógicos para a Escola Municipal Olivo Beal, na última quarta-feira (13).

Os materiais compostos de 12 globos político, 30 mapas político (mundi, Brasil e Paraná), 20 banners de sílabas simples, complexas e numerais, foram doados com o  objetivo de proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos, incluindo a alfabetização e o estudo de História e Geografia.

De acordo com Edésio Reichert, da empresa Fial Indústria de Fios, e coordenador do Grupo de Ensino da Acit, a ideia consta no livro “Professor não é educador”, do filósofo Armindo Moreira, e com base na constatação de que faltavam estes materiais nas salas de aulas. A partir dos debates que ocorreram no grupo e com diversos professores, se decidiu viabilizar a doação para equipar pelo menos uma escola.  “A maioria delas só tem esses materiais disponível na biblioteca. Diante da falta em cada sala de aula, entendemos que poderíamos contribuir com esta doação”, afirma Edésio.

O coordenador ressalta que algumas disciplinas como História e Geografia precisam de mapas para ilustração, pois a psicologia diz que uma imagem vista muitas vezes acaba por se fixar no cérebro. “Por isso, doamos globos e mapas e, por sugestão da escola, incluímos 20 banners de alfabetização. Temos certeza que eles ajudarão as crianças no aprendizado”, explica.

A coordenadora pedagógica da escola, Roni Martinelli, ficou muito contente, pois esses materiais não estavam disponíveis em todas as salas de aula. “Agora conseguimos suprir as necessidades de todas as salas. Quanto mais materiais didático-pedagógicos pudermos fornecer às crianças, mais eles auxiliam para que a aprendizagem aconteça. É muito importante chamar a atenção deles com os mapas e globos”, destaca Roni.

A secretária de Educação, Tânia Elisete De Grandi, ressalta a importância da sociedade também se preocupar com o ensino e contribuir, assim como essa iniciativa feita pelos empresários. “Essa parceria da Acit com os empresários, mostra uma preocupação com o aprendizado dos alunos. Eles escolheram uma escola e trouxeram materiais verdadeiramente necessários para a ação pedagógica. Essa dedicação e parceria vem no sentido de promover a aprendizagem. Ficamos contentes porque todo material pedagógico é sempre bem vindo”, enfatiza.

O diretor da Acit Marcos Destefeni  lembra que esse projeto é embrionário, mas tem como objetivo continuar. “É um início e a primeira ação desse grupo de pessoas que fazem esses estudos com a proposta de melhorar o ensino. Acreditamos que é uma ação válida e iremos ajudar”.

Marcos ainda afirma que gostaria que a ação fosse ampliada no próximo ano. “Gostaríamos que no próximo ano mais escolas e alunos fossem privilegiados com esses mapas, globos e banners de alfabetização para levar dentro da sala de aula. É importante para a Acit como co-patrocinadora, pois nós estamos preocupados com o futuro que deixaremos para nossos filhos e nada é melhor do que uma boa formação”.

“Sonhamos sim que todas as salas de aulas de Toledo, Paraná e Brasil, tenham estes materiais. A miséria e a pobreza somente serão vencidas, com pessoas bem instruídas e para isto, materiais como estes nas escolas são fundamentais”, conclui Edésio.

As empresas que participaram dessa iniciativa foram Coatol, Lactobom, Grupo Estradão e Fial.