Gestão do tempo e produtividade são temas debatidos em palestra

20 de fevereiro de 2015

Como determinar prioridades e gerenciar o tempo disponível para ser produtivo. Este foi um um dos principais pontos da palestra Gestão do tempo e da produtividade, promovida gratuitamente pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na quinta-feira, 19, no auditório da entidade.

Gerson Grassia, consultor empresarial com formação pelo Instituto Brasileiro de Consultores de Organização, abordou sobre os principais desperdiçadores de tempo, como determinar prioridades, importância e urgência, metas e objetivos para vida equilibrada, organizar e simplificar para aumentar a produtividade, controles eficazes, entre outros aspectos.

Segundo o consultor, gestão do tempo e produtividade são temas complementares. "Se gerenciar bem as atividades, gerencia a produtividade. E vice versa. Se não souber o que o torna produtivo, não vai gerenciar bem o tempo", observa.

O consultor elencou passos para aumentar a produtividade nas empresas. Entre elas, ressaltou que é preciso determinar objetivos claros, factíveis e mensuráveis; mapear habilidades e potenciais das equipes, colocar as pessoas certas nas funções certas, desenvolver ambientes com sensação de importância e necessidade, observar, avaliar e remodelar processos internos.

Mencionou ainda algumas dicas para manter a produtividade: simplifique, elimine, desapegue, reduza, priorize, reutilize, valorize.

Gestão do tempo

Conforme Grassia, normalmente se usa equivocadamente a expressão "gestão de tempo". Isto porque o homem não tem o controle do tempo, mas sim de como utiliza o tempo que se tem disponível.

Como desperdiçadores de tempo o consultor listou a ansiedade(pensar no futuro, preocupar-se antecipadamente), medos, conflitos de prioridade e interesses, filas de todos os tipos, trânsito e transporte, reuniões improdutivas, desatenção, retrabalho, tevê, e-mails, internet, entre outros. "As pessoas não valorizam o seu tempo, porque parece que o tiveram de graça. Se desperdiçar, não podemos fazer voltar o tempo. Por isso, temos que gerenciar bem o tempo que dispomos, definir as prioridades, planejar e cumprir prazos", salienta.