Evento festivo celebra 15 anos do Núcleo Setorial de Mecânicas de Toledo

Evento festivo celebrou os 15 anos de criação do Núcleo Setorial de Mecânicas, com a participação de mais de 100 empresários, representantes do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa), Senai, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outras lideranças, familiares e convidados, na noite de sexta-feira (28).

O Núcleo Setorial de Mecânicas foi o pioneiro da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), inserido no Programa Empreende, que por meio do associativismo promove a organização e o desenvolvimento empresarial de micro e pequenas empresas. Atualmente são 17 Núcleos Setoriais em atividade na Acit.

Nestes 15 anos, dezenas de ações realizadas contribuíram para o fortalecimento e união das empresas, aprimoramento das atividades e melhorias dos resultados de cada integrante do Núcleo Setorial. "Nestes anos passamos por muitas mudanças, criamos parcerias e laços de amizade, buscamos aprendizado e capacitação constante para melhorar nossas empresas e hoje colhemos resultados positivos", destaca o coordenador do Núcleo Setorial, Silvio Ribeiro.

Ribeiro salienta que uma das grandes preocupações do Núcleo é a preservação ambiental e há mais de 10 anos as empresas iniciaram projeto de separação e destinação correta dos resíduos produzidos nas oficinas mecânicas. "Temos a preocupação e responsabilidade de implantar as práticas corretas e desta forma colaborar para reduzir os prejuízos ao meio ambiente."

O presidente do Sindirepa, Edimar Vanzella, ressalta que o Núcleo Setorial tem uma história bem sucedida, pelo trabalho, união e persistência dos pequenos empresários, que buscaram o bem comum e superaram o individualismo. "Pensamos e trabalhamos juntos e acreditamos que não faltarão comprometimento e dedicação para dar continuidade a este importante trabalho, que é bom para comunidade e fortalecimento do empreendedorismo", frisa.

Ele destacou ainda a importância do apoio da Acit, quando o Empreender foi implantado no Paraná, a entidade foi uma das primeiras a aderir ao programa, em parceria com a Faciap e Sebrae. "A Acit abraçou a ideia, aprimorou o projeto que vem dando tão certo a ponto de servir de exemplo para outras associações comerciais", enfatiza. A partir de 2008, iniciou-se a parceria com o Sindirepa, que possibilitou ampliar ainda mais as ações do grupo, completa.

Em 15 anos de atividades o Núcleo Setorial de Mecânicas caravanas técnicas às feiras Automec, Autopar e Feira do Automóvel, exposições em feiras, negociação coletiva, criação de projeto ambiental, cursos, palestras, cinco edições da campanha de conscientização e manutenção preventiva de veículos. Neste ano, a campanha teve a segunda edição de curso de mecânica básica para mulheres, com mais de 100 participantes, e inspeção gratuita de carros.

Participaram do evento o coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Lieser Belenzier, gerente da unidade Senai de Toledo e Marechal Cândido Rondon, Ademir Fiametti o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jozimar Polasso, o diretor do Jovem Empreendedor da Acit, Michel Becker, o secretário do Sindirepa, Márcio Beppler, entre outros convidados.