Evento discute endomarketing e comunicação

19 de março de 2014

Endomarketing e comunicação interna nas empresas foi o tema do Word Café, segundo evento da Semana da Mulher, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na manhã de quarta-feira (19).

Conduzido pela consultora Marta Beatriz Horn Schumacher, o encontro foi um “café da manhã com palavras”, que possibilitou o diálogo sobre o assunto entre a facilitadora e as participantes, com rodadas de discussões em grupos.

“O propósito é despertar interesse sobre o assunto, para que as empresárias possam se dar conta da sua importância, de que é preciso se dedicar, tirar tempo para pensar em como melhorar a comunicação interna nas empresas”, diz Marta.

Geralmente as empresas se preocupam com o marketing externo, mas é preciso que a equipe de colaboradores seja a primeira a comprar as ideias, produtos serviços da organização e entendê-los, para depois atingir o público externo, aponta a consultora.

“Quando a comunicação nas empresas está alinhada internamente, se percebe que as equipes são engajadas, o trabalho acontece de forma produtiva, o clima é harmonioso e saudável”, observa.

Interação

O diálogo foi muito produtivo. “O objetivo não foi fechar o assunto, mas fomentá-lo. As participantes puderam discutir sobre o tema e os benefícios que pode trazer às empresas. Houve a troca de experiências e a interação foi muito boa”, avalia a consultora.

Para a empresária na área de comunicação, Michele Matsuo, o evento foi interessante, promoveu a interação e troca de conhecimentos. “Essa interatividade proporciona a troca de informações, faz com que tenhamos visões diferentes, a prática e a técnica. Percebemos ideias em comum e o desafio para as empresas é aplicá-las. O debate agregou em alguns fatores e levo bastante coisa daqui para colocar em prática”, afirma.

Eloá Maróstica, que trabalha com floricultura, destaca que a discussão foi importante, para ressaltar aspectos já conhecidos, mas que precisam ser efetivamente aplicados. “Quando abrimos a empresa, olhava de fora para dentro, mas depois de algum tempo você percebe que tem que olhá-la de dentro para fora. As informações apresentadas são muito importantes e serviu para reforçar algumas ideias que devem ser utilizadas”, diz.

A empresária Rutinéia Gato, que atua com presentes e artigos de decoração, também salienta a importância de trocar experiências. “É muito produtivo para nós como empresarias ou colaboradores ter essa troca de ideias e informações com diferentes empresas, conhecer o que elas fazem. Porque como temos problemas, temos soluções e a troca faz repensar as atitudes que precisamos adotar”, explica.

Programação

Nesta quinta-feira (20), a estilista e empresária Inês Ivone Henz, fundadora das empresas do grupo Maximus, vai apresentar o case de sucesso, com o tema Convicção e Empreendedorismo. Será às 19h30, no auditório da Acit.