Escritório de Compra Toledo é inaugurado na Acit

Escritório de Compra Toledo é inaugurado na Acit

Em evento realizado na manhã desta terça-feira (16) foram formalizadas as parcerias entre a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Prefeitura de Toledo e Sebrae para funcionamento do Escritório de Compra Toledo (ECT).

O escritório, o primeiro implantado no Paraná, vai funcionar na Acit e constitui-se um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

O objetivo é também facilitar aos compradores o acesso a fornecedores locais capacitados e em condições de oferecer produtos e serviços com preços competitivos e com alta qualidade, privilegiando o desenvolvimento local, feito através das compras públicas e com a permanência dos recursos na cidade.

Potencial local

Conforme pesquisa realizada no ano passado, o volume de compras levantado em 12 instituições pesquisadas, com base em 2012, foi de mais de R$ 126 milhões.

"A intenção é possibilitar que este volume de recursos fique na cidade, já que grande parte das compras públicas das instituições acabam sendo feitas com empresas de fora ou grandes redes. Com este dinheiro circulando na cidade, vai gerar desenvolvimento, emprego e renda, e o fortalecimento das micro e pequenas empresas", destaca o presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná.

O ECT se propõe a captar os editais e informações sobre os processos de compras públicas e governamentais e repassá-los aos potenciais fornecedores. As informações serão filtradas e organizadas antes de serem repassadas aos setores aos quais interessam.

"O escritório vai fazer a integração entre as instituições públicas que demandam de produtos e serviços para suas atividades e os empresários que podem ser fornecedores. Essa organização vai facilitar para aquele empresário que encontra dificuldade e não sabe como proceder na participação nas licitações públicas, para que ele se prepare", ressalta o gerente da Regional Oeste do Sebrae, Orestes Hotz.

De outro lado, muitas órgãos e empresas públicas não conseguem encontrar fornecedores preparados para atender suas demandas. "O escritório é uma ação espetacular, resultado da integração entre a iniciativa privada, representada pela Acit, poder público e demais instituições. Como o primeiro implantado no Paraná, acredito que servirá de exemplo para que outros municípios sigam essa estratégia. Se todos comprarem em suas cidades e quando não encontrar, adquirir de cidades vizinhas, através de um processo de expansão desse processo fortaleceremos nosso Estado", reforça Hotz.

Fortalecimento

O prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt destaca que a parceria aprimorar relações com o micro e pequeno empresário,"É uma iniciativa muito representativa, que vai organizar este processo, contribuir para reorganização interna das empresas, nos aspectos da gestão, documentação, e ao longo do tempo fará com que um dos pilares da economia se cumpra, o dinheiro ficará circulando na economia do município, gerando desenvolvimento", frisa.

Para o empresário do setor de comunicação, Daniel Meneghini, a iniciativa é muito importante e será benéfica para a comunidade toledana, que é muito empreendedora. "Vejo como um grande incentivo e um ganho muito grande para Toledo, que já é destaque em muitos outros segmentos. Sabemos que existem empresas especialistas em vencer licitações e não vêm prestar serviços ou vender produtos de qualidade. Com esta maior participação, as empresas locais poderão investir e ampliar estruturas, em funcionários, gerar mais renda e impostos, e obviamente vai melhorar a infraestrutura e nossa qualidade de vida", enfatiza.

Também são parceiras do ECT órgãos como a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Unioeste, UTFPR, Núcleo Regional de Educação, Câmara de Vereadores, Sanepar, 20ª Regional de Saúde, Ciscopar, Adapar, Polícia Militar e Corpo de bombeiros, Sesc, Senai, Sesi, Emater, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras.Ações programadas

O escritório funcionará na Acit, com a cedência de um estagiário pela prefeitura, além do consultor cedido pelo Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste). O serviço também auxiliará na assessoria às micro e pequenas empresas na montagem dos processos de documentação, articulação para ampliação da oferta de crédito às micro e pequenas empresas que tenham dificuldades, oferta de treinamento para compradores e fornecedores, realização de pesquisas de potencial de compras e orientação nas áreas de gestão empresarial.

Ações

Para o dia 7 de outubro está programada palestra de sensibilização para micro e pequenas empresas; de 20 a 22 de outubro, capacitação para fornecedores e equipe interna da prefeitura, e no dia 26 de novembro será realizada a 2ª Rodada de Negócios, visando aproximar empresas e instituições, possibilitando que os empresários conheçam o que as instituições compram, como e quando compram e como participar.

A implantação do Escritório de Compras de Toledo fecha o ciclo de ações de implementação do Programa Compra Toledo, integrante do Programa "Compra Paraná", concebido pelo Sebrae e disseminado em 16 municípios prioritários do estado. Em Toledo envolve as parcerias entre o Sebrae, Prefeitura Municipal de Toledo e Acit. Conta ainda com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná – IDR Oeste e do Sicoob Oeste.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.