Diretoria do IDR se reúne para definir ações das câmaras temáticas

12 de junho de 2015

A diretoria do IDR-Oeste (Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste) se reuniu nesta quinta feira (11) para dar continuidade as ações em andamento, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O Instituto, que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do município e região, atua por meio de câmaras temáticas que realizam a execução de projetos, programas ou planos de ação.

Na ocasião, o presidente do IDR e diretor de Relações Institucionais da Acit, Jone Pasianot, anunciou o encerramento da Câmara Temática do Escritório Compra Toledo (ECT). Foram apresentados números, onde se verificou o crescimento da quantidade de empresas de Toledo participantes nos processos de licitação. "A atuação pontual do Escritório foram as capacitações e conscientizações e as várias ações de incentivo que alcançaram o objetivo com sucesso". Atualmente o ECT está inserido no departamento comercial da Acit, onde as ações terão continuidade por meio do apoio aos empresários associados.

Ainda na reunião foi mencionado a atuação da Câmara Temática de Capacitação e Formação de Mão de Obra, em parceria com o Núcleo Setorial de Indústria e Confecções. "O núcleo foi reativado em janeiro de 2015 a pedido dos empresários do segmento, já que havia certa dificuldade na qualificação da mão de obra, o que complicava o desenvolvimento das empresas", afirmou Jone.

Segundo ele, com o atual cenário econômico, as empresas se uniram para solicitar a prorrogação do prazo de permanência nas incubadoras do município para mais três anos, evitando a necessidade de reduzir o número de funcionários para se manter no mercado. "Essa necessidade foi levada à Prefeitura e à Câmara de Vereadores pela câmara temática do IDR e a aprovação aconteceu essa semana, encerrando essa ação".

Além disso, as próximas ações já estão sendo planejadas. Na reunião foi definida a criação da Câmara Temática de Indicadores Socioeconômicos. Conforme o presidente do IDR, o projeto viabilizará o armazenamento de informações sobre o cenário econômico dos setores, do município e da região. "Esses indicadores serão importantes e auxiliarão as empresas, nas tomadas de decisões estratégicas de suas empresas perante o mercado e também servirá como uma base de dados para auxiliar no desenvolvimento do município e na criação de novas empresas", concluiu Jone.