Diretor do Bancoob apresenta resultados do cooperativismo de crédito

7 de fevereiro de 2014

Reafirmar o compromisso do sistema de cooperativismo de crédito com o desenvolvimento dos municípios da região Oeste e com as entidades representativas do empresariado e cooperados. Este foi um dos objetivos da visita do diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen, do Distrito Federal, realizada na manhã de quarta-feira (5).

O encontro, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), reuniu o presidente da Acit, Edson Carollo, o presidente do Sicoob, Augusto Sperotto, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, além de dirigentes de Associações Comerciais, diretores e representantes das unidades da Cooperativa de Crédito dos municípios de Toledo, Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Terra Roxa, Santa Helena e Guaíra.

O diretor do Bancoob apresentou números recentes da performance do cooperativismo de crédito no Brasil, que tem crescido em níveis maiores do que o sistema financeiro tradicional. “Em todo país devemos apresentar crescimento em torno de 25% na carteira de crédito e 40% em depósitos. Isso demonstra o quanto o cooperativismo está envolvido com a sociedade e o nível de confiança no sistema”, comenta Ênio.

O sistema cooperativo financeiro conta atualmente com cerca de seis milhões de associados, 5.200 pontos de atendimento e cerca de R$ 60 bilhões em depósitos. “As cooperativas de crédito detêm aproximadamente 4% do mercado financeiro e se continuarem crescendo neste ritmo, em cinco anos podem estar respondendo por cerca de 8% dos depósitos”, estima o diretor do Bancoob.

Em sua opinião, os números são muito representativos e o potencial a ser explorado é muito grande. ”Levando em conta que o sistema cooperativo financeiro, organizado pelo movimento empresarial, da forma como é o Sicoob, tem pouco menos de 20 anos, está se consolidando, a sociedade acreditando e participando. E a cada ano podemos fazer um balanço positivo.”

Compromisso

No encontro com as lideranças o diretor do Bancoob reafirmou o comprometimento com o desenvolvimento econômico e social e o entrosamento com as entidades representativas dos segmentos empresariais. “Reafirmamos o compromisso do Sicoob e Bancoob com as boas iniciativas das associações comerciais e, por extensão, aos seus associados e cooperados do sistema. Nosso propósito é manter o apoio financeiro e logístico para as atividades desenvolvidas”, frisou.

Ênio manifestou a disposição do Sicoob e Bancoob em aportar recursos para a Feira Shopping, promovida pela Acit, que neste ano estará em sua 21ª edição. “Asseguramos que a tradicional feira terá o apoio, que contribuirá para alcançar o sucesso das edições anteriores”, comenta.

O presidente do Sicoob Oeste, Augusto Sperotto, destaca que a cooperativa de crédito busca interagir com a sociedade e gerar resultados concretos nas comunidades onde atua. “Trabalhamos com o associativismo de resultado. É a filosofia do Bancoob e Sicoob. Buscamos nos aliar às associações comerciais, que interagem com as comunidades e assim atendemos aos anseios do empresariado. Não somos um banco qualquer, e temos que fazer a diferença. O lucro não vai para fora e movimenta um círculo virtuoso nas economias locais”, pontua.

Para o presidente da Acit, Edson Carollo, o encontro foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de ver a evolução do sistema cooperativo financeiro em números, especialmente os do Bancoob e sua perspectiva de crescimento no Brasil, num processo sem volta. Os dados são positivamente surpreendentes e comprova a força do associativismo unido ao cooperativismo.”

Outro fato relevante foi o compromisso do Bancoob, através do Sicoob Oeste, em continuar a parceria com a Acit. “Através de aporte financeiro para incentivar eventos como feiras e campanhas em Toledo, referendado pelo presidente do Sicoob Oeste, Augusto Sperotto, nossas ações e eventos ganham brilho especial”, conclui.