Curso de Mecânica Básica para Mulheres inicia programação do Outubro Rosa

29 de setembro de 2015

Para abrir a programação da campanha Outubro Rosa, acontecerá nesta sexta-feira (02) o Curso de Mecânica Básica para Mulheres, no Centro de Eventos Desiré Refosco, na Vila Pioneiro. O evento é gratuito e aberto a comunidade e a realização é da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), por meio do Núcleo Setorial de Mecânicas e Núcleo da Mulher Empresária, e do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos (Sindirepa).

Segundo a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Gladis Stockmann, a expectativa é grande e o evento, assim como toda a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, prometem ser um sucesso. “Essa parceria com o Núcleo de Mecânicas é muito forte e o curso tem sido um sucesso. Então, aproveitamos para que neste dia seja realizada a abertura oficial da programação da campanha, reunindo toda a comunidade e os parceiros."

O coordenador do Núcleo de Mecânicas de Toledo, Antônio Silvio Ribeiro, confirmou a expectativa da ação e destacou o interesse pelo curso que está na quarta edição. “Esperamos que as mulheres estejam presentes e aprendam mais sobre a mecânica básica do veículo. É importante que elas tenham um conhecimento sobre o funcionamento de algumas partes do carro, saibam o que envolve o veículo, os sistemas, os possíveis problemas e soluções”. Para Ribeiro, a parceira é interessante para fortalecer as ações e realizar a divulgação da atuação de ambos os Núcleos.

A programação inicia as 19h15, com a abertura do Outubro Rosa e Novembro Azul com uma Mini Palestra sobre o Câncer de Mama. Para às 19h45 está programada uma Mini Palestra Teórica de Mecânica Básica. Em seguida, às 20h10 acontecerá um treinamento com os Bombeiros. A partir das 20h30 inicia o Curso de Mecânicas, que será dividido nos segmentos de ar condicionado, elétrica, airbag e lataria, motor, caixa e correia, suspensão, freio, alinhamento e balanceamento, troca de pneu e cadeirinha para crianças. Ao final do curso será servido coquetel aos participantes.

Inscrições devem ser realizadas pelo telefone (45) 3055-4615 com Claiton ou Angélica.  O evento conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bombeiros e Guarda Municipal.

Outubro Rosa e Novembro Azul

Esta é a terceira vez que o Núcleo da Mulher Empresária realizará  atividades que visam a prevenção ao câncer. Conforme a coordenadora, Gladis Stokmann, o objetivo das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul é alcançar o máximo de pessoas possíveis, para que sejam incentivados os cuidados e a realização de exames preventivos.

“Em algumas atividades já serão encaminhados pré-agendamentos e consultas. As pessoas já associaram o mês a essa campanha e estão começando a dar mais importância aos cuidados com a saúde e fazer os exames preventivos”. Gladis também destacou que neste ano ações diferenciadas foram programadas, incluindo ações no interior. “Vamos estender as ações e abranger também o Novembro Azul, com foco na saúde do homem. Também esperamos grande participação da população na Caminhada da Saúde e além disso vamos ao encontro da população, como as atividades programadas no interior”, afirmou.

Programação

Após a abertura no dia 02, a programação segue com orientações sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama nos dias 03 e 10 de outubro na Praça Willy Barth e no dia 07, na Feira do Produtor do centro. No dia 11, às 8h, acontece a Caminhada da Saúde.No dia 12, o ‘Pit Stop’ – campanha de conscientização e manutenção preventiva de veículos, das 8h30 às 17h, ambos no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Dia  14 e 21, serão realizadas atividades com as mulheres produtoras rurais nas comunidades de Concórdia do Oeste e Bom Princípio, respectivamente. No dia 17, acontece o 1º Chá Rosa com Palestra sobre as Causas Emocionais do Câncer, às 15h, no clube Toledão. Já no dia 15, acontece o passeio ciclístico, com saída programada às 8h, do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A programação segue durante o mês de outubro e novembro com palestras e eventos de conscientização e prevenção do câncer de mama, próstata e bexiga.

Parcerias

A Acit e o Núcleo da Mulher Empresária contam com as seguintes parcerias na realização das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul: Núcleo Setorial de Mecânicas, Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social e Proteção a Família; Unimed Costa Oeste; PUCPR – Curso de Enfermagem; Rotary; Lions; ICAN; IGAST; DIAGNOSE; CISCOPAR; IRADI; Secretaria Estadual da Saúde; HCO – ACO; SESC; Hospital Bom Jesus; Toledão e Sindicato Rural de Toledo.