Conexão Empresarial: César Souza, expert na área, faz refletir sobre a arte de liderar

26 de setembro de 2013

Com sólida experiência como executivo em uma das maiores multinacionais brasileiras, César Souza conduziu a palestra com o tema Liderança, área em que é considerado um dos maiores experts brasileiros.

O consultor, que iniciou sua carreira profissional em uma das grandes multinacionais brasileiras na década de 1980, vem trabalhando nos últimos de 15 anos em consultorias empresariais, com o objetivo de formar líderes e sucessores, identificar novos talentos e contribuir  para melhorar o desempenho das lideranças. “A sucessão é o calcanhar de Aquiles nas empresas brasileiras, pelo fato de não formarem líderes e sucessores. E é isso que leva à longevidade e sustentabilidade das organizações empresariais”, aponta.

Na palestra o consultor abordou aspectos sobre como liderar para obter resultados, liderar clientes e parceiros, liderar na comunidade, e chamou a atenção para a importância do autoconhecimento. Para ele, a maior de todas as conquistas é liderar a si mesmo. “Antes de aprender a liderar os outros, é preciso liderar a si mesmo. A essência do líder está dentro de si próprio. É preciso buscar as forças interiores e se desenvolver”, pondera.

César Souza entende que para ter sucesso é preciso saber lidar com todas as dimensões da vida. “Tem que saber lidar com as diferentes dimensões e buscar equilíbrio entre a vida pessoal, familiar, profissional, comunitária”, frisa.

Opiniões

Para o engenheiro civil Jean Sauli Rosa, da Tetris Construtora, a palestra foi muito produtiva e trouxe muitas contribuições para serem aplicadas na empresa, cujos funcionários têm a média de 24 anos de idade. “O consultor trouxe uma visão diferenciada, que já fez mudar alguns conceitos que pretendemos aplicar na empresa, especialmente como foco na gestão de pessoas, para dar oportunidades aos novos profissionais,que têm vontade de crescer.”

O gerente industrial Franco Manfroi, da Fiasul Indústria de Fios, que nos últimos dois anos participou de todos os eventos do Conexão Empresarial, a palestra foi excelente. “A Acit foi muito feliz na escolha do palestrante, que abordou o tema de forma diferente no principal aspecto da liderança, que é a formação de pessoas. E o mais importante, nos fez refletir quanto a necessidade de integrar todos os aspectos, a vida pessoal, espiritual, profissional e na comunidade.

Palestras

Ao final da palestra o ganhador do tablet sorteado foi Junior Franco de Souza, da equipe da Gruber Contabilidade.

A quarta e última palestra será na próxima terça-feira (30), com o tema “Como construir uma tropa de elite”. Será conduzida por Paulo Storani, consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2.

O Conexão Empresarial é promovido pela Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Fiasul, Colégio La Salle, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Gráfica JA, Slaviero, Supermercados Lunitti, Laboratório Analisare, Vip Corretora de Seguros, Sebrae e Prefeitura de Toledo.