fbpx

Conexão Empresarial 2013: Paulo Storani fala sobre como construir equipes de elite nas empresas

1 de outubro de 2013

Os princípios básicos de um grupo de alta performance, como metas e valores que  transformam objetivos em missão, foram a ideia principal da palestra do ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Paulo Storani, que encerrou a programação do Conexão Empresarial 2013, na noite de segunda-feira (30), no Teatro Municipal de Toledo.

Paulo Storani, que é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, aborda a importância da superação de desafios e para isso faz uma analogia com a metodologia utilizada no Bope, nos anos 90, quando foi subcomandante da corporação. Seu trabalho inspirou os filmes Tropa de Elite 1 e 2,  do diretor José Padilha, nos quais foi consultor.

A abordagem trata de gestão de pessoas, com o objetivo de levar o método de trabalho utilizado nas equipes de alta performance, chamadas de tropas de elite, que envolve a seleção, preparação e avaliação de desempenho. “Na verdade, parece algo fora do comum, mas é simples. Somos pessoas que temos objetivos, os quais, pelo seu valor, têm um significado. E quando isso tem um propósito, vale a pena abrir mão de algumas coisas para atingi-lo. Isso caracteriza a missão”, explica.

Conforme Storani, a preparação das equipes de tropa de elite visa alcançar o melhor desempenho. “Nos preparamos para fazer sempre o melhor, superar os limites, repetir os acertos, corrigir os erros, e vencer. E isso nos leva a galgar níveis que vão permitir ser melhor do que antes”, salienta.

Como antropólogo e há cerca de seis anos proferindo palestras, Storani teve oportunidade de trabalhar com grande número de empresas e por experiência mostra a importância das pessoas entenderem o valor do trabalho para serem bem sucedidas.

Segundo ele, geralmente trabalhadores da linha de produção das indústrias têm a tendência de achar que seu trabalho não tem importância e não se valorizam.   “Contudo, os líderes precisam saber valorizá-los. O trabalho tem valor quando bem executado e é preciso um sistema em que todos compreendam que têm papel importante, não importa o cargo.”

Para Storani, quando a equipe de uma empresa entende o valor individual e busca fazer o melhor, fica mais fácil atingir as metas.  “Ao criar o espírito de equipe, cria-se também um ambiente de superação e a capacidade de superar os desafios. Por isso, falamos de missão definida, relevante, com significado, de preparar as pessoas para ter desempenho cada vez melhor”, destaca.

Avaliação positiva

O engenheiro mecânico Edson José da Silveira Filho, supervisor na empresa BRF, destaca que a palestra foi excelente. “Já imaginava que seria muito boa, mas também me surpreendeu a simpatia e o carisma.  Storani passou conceitos que agregam muito para qualquer pessoa ou profissional aplicar na vida pessoal ou na carreira.”

 Para Rosangela Maria Viana da Silva, da empresa Paraíso Moda Bebê, de Terra Roxa, a palestra foi ótima. “Além da forma bem dinâmica, mostrou as estratégias que utiliza o valor da equipe e principalmente a importância da missão quando estamos unidos. Isso é fundamental para atingir os resultados e os objetivos propostos na vida e no trabalho”,  comentou.

Para o diretor de Treinamentos da Acit, Rogério Oliveira, a avaliação do evento é positiva.  “Cumprimos mais uma vez nosso objetivo, mostrando o sucesso consolidado no Conexão Empresarial. Já na sequência iniciamos os trabalhos para a próxima edição, avaliando as indicações dos associados, com o desafio de fazer um evento ainda  que melhor”, aponta.

O Conexão Empresarial é promovido pela Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Fiasul, Colégio La Salle, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Gráfica JA, Slaviero, Supermercados Lunitti, Laboratório Analisare, Vip Corretora de Seguros, Sebrae e Prefeitura de Toledo.