Candidatos participam de encontro na Acit

18 de setembro de 2014

Sete candidatos aos cargos eletivos para a Assembleia Legislativa e dois candidatos às vagas na Câmara Federal participaram de encontro promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na manhã de quinta-feira (18).

O objetivo foi dar oportunidade aos candidatos para apresentarem as ações realizadas em benefício da comunidade toledana, sejam em atividades públicas ou privadas, e as propostas de atuação caso sejam eleitos. "Faz parte do processo democrático em uma campanha eleitoral, dar oportunidade aos candidatos para que as pessoas conheçam um pouco mais a história de cada um, e como pretendem atuar no caso de eleição", destaca o presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná.

Cada candidato teve 10 minutos para apresentação, mais um minuto para considerações finais. Apenas um dos candidatos que confirmou a presença não compareceu, em razão de imprevistos. "O formato foi adequado, o ideal seria mais tempo, contudo, não seria viável em função das agendas da entidade e dos próprios candidatos. Todos agradeceram pelo evento, que proporcionou mais integração com a entidade e empresários", avalia Guaraná.

A apresentação foi por ordem de sorteio. Estiveram presentes os candidatos a deputado estadual João Bombardelli, José Carlos Schiavinato, Walmor Lodi, Elton Welter, Tita Furlan, Reinaldo Rocha e Rogério Massing, e também o deputado federal Dilceu Sperafico, que concorre à reeleição, e Marli Vogt, candidata à Câmara Federal.

O diretor do Observatório Social de Toledo (OST) Weimar Freire, que acompanhou as apresentações, elogiou a iniciativa da Acit. "Foi um evento excelente para mostrar quem são os candidatos e suas propostas, de fundamental importância para formar opinião."

Carta de reivindicações

Cada um dos candidatos recebeu um documento contendo reivindicações da entidade, que congrega aproximadamente 2.800 empresas (43% do total instalado no município).

A carta de reivindicações destaca que de maneira isenta e desprovida de questões político-partidárias, a Acit busca o apoio dos candidatos na defesa dos temas elencados, considerados de fundamental importância para o crescimento econômico do país e para a sobrevivência de muitas empresas, especialmente de micro e pequeno portes, que atualmente geram 60% dos empregos no país.

Entre os itens listados estão a discussão sobre o salário-mínimo regional; substituição tributária; jornada de trabalho de 44 horas; operacionalização do aeroporto de Toledo; fomento ao setor produtivo; adequação do efetivo da Polícia Militar; gestão quanto a melhorias de infraestrutura nos modais de transporte rodoviário e ferroviário; consolidação do Hospital Regional de Toledo; extinção da multa de 10% de multa sobre o FGTS; reforma política; aprimoramento da gestão do sistema educacional, entre outros.