Campanha preventiva faz revisão gratuita em mais de 100 veículos

14 de outubro de 2013

Realizada no último sábado (12), a IV Campanha de Conscientização e Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, registrou mais de 100 carros revisados.

A iniciativa foi uma parceria entre o Núcleo Setorial de Mecânicas, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) juntamente com o Sindirepa – Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo, com apoio da empresa Nakata.

O objetivo da campanha era realizar a revisão e inspecionar as condições de circulação dos veículos, a fim de conscientizar os condutores sobre a manutenção preventiva e a prática da direção defensiva, gratuitamente.

De acordo com o mecânico Edimar Vanzella, a revisão deve ser feita pelo menos duas vezes por ano. “A inspeção é manter o carro em dia. Cuidar para não acontecer nenhum acidente e assim ter segurança. Confere-se a parte de suspensão, iluminação, extintores, freios e amortecedores que é uma das grandes causas de acidente pela falta de estabilidade por conta de amortecedores fracos”, revela.

O gerente executivo do Sindirepa de Toledo, Márcio Bepler, destaca também a importância de efetuar a revisão antecipada antes das viagens de férias, no intuito de prevenir problemas e consequentemente reduzir o número de acidentes causados por problemas mecânicos. “Muitos se esquecem de fazer a revisão no veículo e dois dias antes de viajar levam o carro ao mecânico. Mas devemos lembrar que a manutenção deve ser feita com no mínimo um mês de antecedência, pois pode haver algum problema em decorrência de um conserto e é preciso rodar uns dias com o carro para verificar se tudo funcionou bem”, aponta Márcio.

Na avaliação do coordenador do Núcleo Setorial de Mecânicas, Silvio Ribeiro, a ação superou todas as expectativas. “A participação da população foi muito boa, tanto que o pedido é que façamos a campanha mais de uma vez por ano.”

Durante o evento também houve a sensibilização em relação à Campanha Outubro Rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. “Nós também nos sensibilizamos com a causa do câncer e nos mobilizamos para a prevenção da vida em ambos os sentidos”, afirma Márcio.

Inspeções

O contador Roberto Mutti que costuma levar o carro para a manutenção preventiva, não perdeu tempo e deixou o veículo para a revisão. “Com certeza é importante, justamente para chamar a atenção quanto as medidas preventivas porque, em geral, nosso costume é ir à oficina mecânica na hora que o carro apresenta problemas. Essa ação nos alerta para a prevenção e assim saber que o carro estará seguro”, afirma.

Marciano Valverde, administrador de redes, concorda com a opinião. “É importante porque conforme usamos o carro percebemos alterações e desgastes. Portanto, para não sofrer os efeitos da falta de manutenção, é indispensável a revisão”, diz.

Curso de mecânica

A próxima ação do Núcleo Setorial em parceria com o Sindirepa acontece no dia 28 deste mês, também será realizado gratuitamente o Curso de Mecânica Básica para Homens e Mulheres, a partir das 20h, na Mecânica Vanzella, localizada na Rua Sarandi, 429. “Faremos uma simulação de incêndio com o Corpo de Bombeiros de Toledo demonstrando como utilizar os extintores, porque geralmente as pessoas não sabem como utilizá-lo, mostraremos a importância de deixá-lo sempre recarregado e os cuidados básicos que se deve ter com o veículo no dia a dia. Todos os interessados estão convidados e os participantes receberão um certificado na mesma noite”, garante Márcio Bepler.