Assembleia extraordinária aprova investimentos ao aeroporto municipal de Toledo

23 de junho de 2015

Em assembleia extraordinária foi aprovado o investimento da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) para a aquisição de equipamentos ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanele Filho. O aporte de R$ 300 mil, somados aos R$ 700 mil em recursos públicos que serão aplicados, visam possibilitar que o município de Toledo tenha condições de receber voos intercalados e comerciais.

A discussão sobre o investimento passou por três etapas, junto ao Conselho Maior da entidade, Diretoria Executiva e Assembleia de associados. O presidente da Acit ressalta que o momento é histórico e que os associados entenderam o propósito da iniciativa. "Os associados que estiveram aqui representados entenderam que esse investimento é muito importante, pois facilitar uma ligação em âmbito mundial no transporte aéreo e gerar desenvolvimento não só para a cidade, mas para toda a região", destaca.

Os recursos a serem investidos fazem parte de reserva técnica da entidade. "Temos hoje quase três mil sócios, o que representaria investimento de R$ 100,00 para cada um. Contudo, esse dinheiro não será tirado do fluxo de caixa, mas de um fundo que já está contemplado em razão de ações previstas no planejamento da entidade para fazer um investimento estratégico e este momento é agora", frisou o presidente.

A expectativa é de que com a readequação o aeroporto municipal receba voos alternativos dentro de sua categoria e capacidade técnica. "Nós temos sonhos. O primeiro é deixar o aeroporto adequado, o segundo é torná-lo uma opção para as empresas que quiserem descer aqui com aeronaves de até 120 passageiros. E o terceiro é um dia ter voos regulares em Toledo, o que não será muito difícil", ressaltou.

As obras de readequação foram iniciadas em junho, com prazo de conclusão em 90 dias e a Acit fará a aquisição dos equipamentos necessários. Está prevista a aquisição de esteira de bagagens, detector de metal pórtico e manual, equipamento raio-X para inspeção de bagagem e demais equipamentos para comodidade aos passageiros. "Já fizemos a cotação em algumas empresas e este trabalho conta com uma assessoria especializada, para efetuarmos a compra dos equipamentos. A esteira de bagagens provavelmente será fabricada por empresa toledana, que tem tecnologia para isso", relata o presidente.

Visão estratégica

Os associados foram unânimes em concordar que o investimento está dentro de uma visão estratégica, fundamental para contribuir com o desenvolvimento do município e da microrregião. "O momento é importante e estratégico para o desenvolvimento de Toledo, que sempre teve lideranças determinadas e batalhadoras, com visão de futuro. O benefício virá não somente para as forças produtivas locais, mas para todo o Oeste", frisa Edson Carollo.

"Reativar o aeroporto municipal para voos comerciais é estratégico para o município e a Acit não poderia deixar de opinar e contribuir. Sou favorável ao aporte para dar continuidade ao processo e viabilizar a sua utilização. Esse é um passo para que as operações das empresas ocorra definitivamente e toda a região vai colher os frutos desse investimento", opina Éder Carpiné.

Para o empresário Wolmir Ficagna, o investimento na infraestrutura de transporte áereo é fundamental para atrair investimentos. "Como empresários temos não somente a responsabilidade de tornar nossos negócios rentáveis, como também de promover o desenvolvimento da cidade. A falta de logística de transporte aéreo tem limitado os investimentos e o crescimento em todos os setores. Essa decisão é acertadíssima. E mais uma vez a Acit contribui para a história do município", enfatiza.