Acit Qualifica reúne mais de 100 participantes

28 de maio de 2015

Com o objetivo de buscar a melhoria e reflexão sobre o comportamento no ambiente de trabalho, o Acit Qualifica reuniu mais de 100 pessoas na quarta-feira (27), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O treinamento, gratuito para associados e estudantes, teve duração de três horas e foi ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jean Matos.

Entre os assuntos abordados estavam a ética, postura e etiqueta profissional, atendimento ao cliente, comprometimento e atitudes pessoais. Também foi identificado as necessidades do mercado, tratando sobre perfil específicos das empresas, sejam de comércio ou indústria, velocidade da tecnologia e relacionamentos.

O marketing pessoal também foi uma das questões mencionadas durante o treinamento pelo instrutor. Segundo ele, uma empresa que tem um bom marketing, vende uma boa imagem, e o profissional deve contar com a mesma ferramenta. “Ter um bom marketing pessoal é comunicar-se bem com as pessoas e também saber ouvir. Significa saber se portar nos locais de acordo com a situação e até mesmo manter a higiene pessoal. Tudo isso engloba diversos pontos essenciais para o profissional contar com uma boa imagem”, comentou.

Jean também salientou que, assim como as competências técnicas são importantes para o desempenho, as competências comportamentais fazem a diferença no desenvolvimento profissional. “Esperamos que essas pessoas que participam do Acit Qualifica voltem aos seus ambientes de trabalho cheios de desafios, sabendo quais são os problemas e os caminhos para resolvê-los. Buscando cursos ou treinamentos ou ainda com o compromisso de, a cada dia, melhorar seu comportamento”.

Entre os participantes, Ana Paula de Oliveira Bosco destacou o interesse em participar do treinamento. Segundo ela, a iniciativa da gerência e do setor de recursos humanos da empresa onde trabalha teve como objetivo beneficiar os próprios colaboradores. “Depois vamos repassar o que vimos aqui e com esses conceitos possibilitar um crescimento profissional maior, melhoramento da produtividade e desempenho dos profissionais”.

O objetivo agora, conforme Ana Paula, é chegar em casa, refletir e depois colocar tudo em prática no ambiente de trabalho. “Não só fazer uso pra mim, mas também repassar para as pessoas que estão a minha volta e, como atuo também na área de educação profissional, tentar passar essa visão para os meus alunos”, ressaltou.

Já para o Wilian de Souza, o Acit Qualifica proporcionará a melhoria imediata do seu desempenho profissional. Conforme ele, é importante colocar em prática a reflexão que o instrutor Jean faz. “A gente deve parar, pensar e voltar para si mesmo, fazendo uma visualização de como estamos agindo hoje, o que precisa ser visto e melhorado”. Ele ainda comentou que, no dia a dia dificilmente se faz essa reflexão. “A gente deixa passar e não se preocupa e só quando ouve alguém falando sobre isso que a gente para, pensa e reflete e vê o que realmente precisa ser melhorado e acrescentado na nossa vida para que nosso crescimento continue. Por isso vim participar do Acit Qualifica”, afirmou.