Acit comemora 46 anos e homenageia ex-presidente

20 de novembro de 2013

O evento reuniu inúmeras autoridades, entre elas, o vice-prefeito Adelar Holsbach, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Mario César Costenaro, os vereadores Lúcio de Marchi e Walmor Lodi, o comandante 19º Batalhão de Polícia Militar, major Leonel José Beserra, o presidente da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávio Furlan, entre outras lideranças.

Para Edésio Reichert, a homenagem com a outorga da Medalha Mérito Empresarial e a inserção de quadro com sua fotografia na Galeria de Ex-Presidentes representa o reconhecimento ao trabalho realizado em favor do associativismo. “O trabalho é feito de forma voluntária, então este gesto é um reconhecimento e expressa gratidão pelo envolvimento e dedicação às causas para o bem comum”, comenta. Destaca ainda que na Acit foram 10 anos de voluntariado, desde a primeira diretoria até o período de pouco mais de um ano como presidente, encerrado em março deste ano.

Contribuição ao desenvolvimento

Conforme salientou o atual presidente Edson Carollo, é uma grande satisfação exercer esta função e fazer parte dos 46 anos de história da entidade. “A Acit tem uma trajetória fantástica de realizações, de muitas lutas e conquistas em favor do empresariado e do desenvolvimento econômico e social do município”, diz.

Segundo Carollo, a somatória das ações das diretorias anteriores colaborou para os avanços, de modo que hoje a entidade, com mais de 2.600 associados e com quase 30 produtos e serviços, é um modelo no sistema associativista.

“Cada gestão realizou com esmero e carinho os seus propósitos e tarefas e tivemos um crescimento muito expressivo e rápido, o que nos deixa com compromisso de avançar ainda mais, com novos projetos”, menciona.

Atual presidente da Caciopar, o empresário Mário César Costenaro presidiu a Acit no período de 2004 a 2005 e destaca a importância da entidade. “Acompanhamos todo o trabalho em favor do município e da região, mas principalmente no que é o seu foco, o desenvolvimento empresarial. Ela tem sido referência, um case de sucesso que levamos para todo o Paraná e outros estados, e me orgulho de fazer parte desta entidade, que tem o associativismo em seu DNA”, diz.

O vice-prefeito Adelar Holsbach igualmente enfatizou a contribuição da entidade para que Toledo se desenvolvesse nos aspectos econômicos e sociais. “Desde o primeiro gestor, cada um em seu tempo, todos se empenharam para fazer o melhor não somente em favor dos empresários, mas para toda sociedade, sempre sendo parceira das administrações públicas”, destacou.

Entre os ex-presidentes da entidade presentes no evento estavam Hermes Antônio de Césaro, Edmir Cesar Della Costa, Wolmir Ficagna, Éder Carpiné, Marcos Cezar Sanches, Mário Costenaro, Solange Pinzon de Carvalho Martins e Alceu Dal Bosco.