4ª FEMAI: Universidades apresentam projetos inovadores

14 de setembro de 2015

Com o propósito de expor inovações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior, a Inovatec – Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades -, estará inserida na 4ª FEMAI. A programação será realizada de 23 a 25 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.

Junto à Feira de Máquinas, Automação e Indústria, o objetivo da Inovatec é proporcionar a interação universidade-empresa, a fim de identificar ofertas e demandas tecnológicas para os setores produtivos da região Oeste.

Estarão presentes a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Câmpus de Toledo.

As instituições de ensino superior apresentarão seus projetos e inovações visando parcerias com o setor empresarial. “As universidades e centros de pesquisa da região Oeste apresentarão seu potencial de pesquisa e inovação. Além disso, prospectarão as oportunidades de parcerias para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e atendimento de demandas do setor produtivo e do mercado”, explica o professor doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste.

Segundo Camilo, após a implantação da Lei de Inovação no Estado do Paraná, há uma grande expectativa na aplicação do conhecimento para gerar métodos, processos e tecnologias. “As universidades de modo geral possuem vários projetos. Especificamente na Unioeste temos em torno de 22 produtos tecnológicos que já estão com contratos de transferência de tecnologia. Isso faz com que o conhecimento esteja beneficiando a sociedade através das empresas”, ressalta.

A Inovatec é iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e na região Oeste, a Unioeste ficou com a coordenação desta iniciativa. “O capital intelectual do município de Toledo, concentrado em sete universidades, configuram um ambiente favorável para a extensão tecnológica inovadora em benefício do setor produtivo e da sociedade em geral. Se algum empresário se interessar na Inovatec acontecerá a rodada de negócios para definir os termos do relacionamento universidade-empresa”, enfatiza o coordenador da Inovatec Regional.

Inovação

Inovação é o processo de fazer com que o resultado novo da atividade intelectual, proveniente de qualquer área e nível de conhecimento, possa ser incorporado ao mercado, em benefício da sociedade, define o professor doutor Camilo. “A inovação abrange todas as áreas e níveis de conhecimento. É uma ferramenta para a transformação do conhecimento em riqueza, para a transformação de problemas em oportunidades e, de modo geral, para o desenvolvimento territorial”, completa.

Destaca ainda que os elementos necessários para a concretização da inovação são: a existência de problemas que demandem soluções, a disponibilidade de capital intelectual, a existência de ativos tecnológicos e de ambientes propícios para a inovação (acadêmico e empresarial), empreendedores, estrutura de suporte e fomento, recursos financeiros e marcos regulatórios para dar amparo legal às atividades inovativas. “Nesse contexto, nos últimos anos, é grande o interesse para criar ambientes de inovação para congregar a todos os atores em torno de um único foco: consolidar a cultura da inovação para o desenvolvimento territorial do Oeste paranaense”, frisa o professor.

Cultura da inovação

Segundo o professor doutor João Carlos Gomes, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Inovatec visa a consolidação da Cultura da Inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná, por meio de uma efetiva interação entre universidades e indústria. “Nesse modelo de eventos as Universidades e centros de pesquisa devem apresentar seu potencial de pesquisa e inovação bem como a prospecção, junto ao setor industrial/comercial, as oportunidades de parcerias Universidade-Empresa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e atendimento de demandas do setor produtivo e do mercado.”, complementa Gomes.

A Feira

A realização é da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sicoob Oeste. Conta com apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura e Câmara Municipal de Toledo.

Cerca de 60 empresas do segmento industrial participarão da FEMAI. Os expositores confirmados para esta edição podem ser visualizados no site www.femai.com.br, bem como pode ser efetuado o credenciamento para visitantes.

Serviço:

4º FEMAI – Feira de Máquinas, Automação e Indústria