Núcleo das Indústrias de Confecções visita empresas de Cianorte

23 de setembro de 2019

Em busca de novidades para o setor, integrantes do Núcleo das Indústrias de Confecções, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), foram até Cianorte, no noroeste do estado, na sexta-feira (20).

O grupo de empresários, colaboradores e também integrantes do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), passaram pelas empresas Grupo Morena Rosa e Tigrara. O objetivo das visitas foi conhecer todo o processo produtivo das marcas, que são destaque no segmento de vestuário feminino.

A primeira parada foi na Morena Rosa, localizada no Distrito Industrial Adelino Pagani, em Cianorte. São aproximadamente 1.300 colaboradores diretos, com produção de dois milhões de peças por ano, comercializadas em mais de dez países.

No local, empresários conheceram cerca de 28 mil metros quadrados de construção, com museu histórico, show room, visualização de produtos, polos de desenvolvimento, pré-produção, centro de distribuição e expedição, almoxarifados de tecidos com capacidade de 300 toneladas, corte automatizado e laboratório têxtil, entre outros departamentos dentro do grupo.

Para a coordenadora de Comunicação do Grupo Morena Rosa, Bárbara Pereira, a visita foi uma grande troca de experiências. “Toda visita gera conhecimento, vivências e aprendizado mútuo. Recebemos pessoas de diversas cidades do Brasil, algumas turmas vêm todo ano, mas foi a primeira vez que tivemos Toledo e ficamos bastante felizes. Para 2020 estaremos de portas abertas”, ressalta.

Na sequência, o grupo deslocou-se até a Tigrara, na Zona Rural de Cianorte. São cinco anos de história e 88 colaboradores. O Núcleo conheceu o setor de estilo e desenvolvimento, modelagem, salas administrativas, setor comercial, estamparia, encaixe, expedição, aviamentos, centro de distribuição, além de outros setores.

A gerente de Recursos Humanos da Tigrara, Fernanda Lucato, comenta que a visita é uma grande motivação aos trabalhadores. “A empresa está sempre aberta a receber visitantes. Acreditamos que tudo é aprendizado e crescimento, então ajudamos da maneira que podemos, pois sabemos que isso  agrega muito a todos”, frisa.

A coordenadora do Núcleo das Indústrias de Confecções, da Acit, Suzana Chiella, reforça que o que mais chamou a atenção nas visitas técnicas foi a organização de cada empresa. “Muito bem estruturadas dentro de suas realidades. Destaque também à responsabilidade social, sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e com as pessoas que atuam nas empresas.”

Segundo a empresária, muitos dos exemplos poderão ser seguidos em Toledo. “Muito importante ao nosso Núcleo essa ida até Cianorte, são pequenas atitudes colocadas em práticas que poderemos tomar como inspiração em nossas empresas e cidade”, conclui.

A viagem técnica faz parte do projeto contemplado no Edital Empreender para Crescer 2019-2020, da Acit, com parceria e aporte do Sicoob Meridional.