Workshop aborda sobre importância da integridade empresarial

30 de maio de 2019

Encerrando a programação realizada no Mês da Indústria, foi realizado o workshop com o tema “Ferramentas de compliance, códigos de conduta e canais de denúncia”, na noite de quarta-feira (29). A iniciativa foi promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com o Senai.

Na abertura, o diretor de Indústria da Acit, Diego Bonaldo, e a gerente da Unidade Sesi/Senai de Toledo, Eliane Ritter, destacaram a importância do evento, que vem sendo trabalhado em inúmeras cidades do estado desde o ano passado, pelo Sistema Fiep, com apoio do CIFAL Curitiba e o Unitar, organismos das Nações Unidas.

O workshop foi conduzido pelo consultor Joel Luiz Deringue, que há mais de 10 anos atua na área financeira e contábil, focado em gestão de riscos, controles internos, governança corporativa e compliance, em empresas dos ramos industrial e de serviço, entre elas, Votorantim, BRF, Fiat Powertrain, e atualmente, no Sistema Fiep.

A proposta foi promover reflexões sobre combate à corrupção, compliance, integridade, transparência, códigos de conduta, entre outras medidas que as organizações e empresas devem adotar para ter um ambiente íntegro, seja ele corporativo e pessoal.

Desde 2013, com a promulgação da Lei Anticorrupção Empresarial, programas de compliance passaram a fazer parte da rotina de muitas companhias brasileiras. O tema que ganhou ainda mais visibilidade após as investigações da operação Lava Jato, revelarem o envolvimento de diversas empresas em esquemas de corrupção, que resultaram, inclusive, na prisão de altos executivos.

Segundo Joel Deringue, a adoção de programas de integridade – que preveem algumas defesas internas, estão se consolidando como prática nas mais diversas organizações. “Parece moda, mas é algo que veio para ficar. As empresas de modo geral, não só multinacionais brasileiras e independentemente do porte, precisam se adaptar a esses temas para que continuem sendo competitivas e consigam permanecer no mercado”, ressalta.

Avaliação

Inúmeras atividades movimentaram o setor industrial durante este mês, em razão da comemoração do Dia Nacional da Indústria, no dia 25. As ações foram promovidas em parceria entre Acit, por meio da Diretoria de Indústria, Sebrae, Senai e campus local da PUCPR.

Para o diretor de Indústria da Acit, Diego Bonaldo, as ações vão ao encontro do papel da entidade é auxiliar no desenvolvimento das empresas associadas, visando representar e fortalecer o setor industrial de Toledo, estimular o desenvolvimento local e regional. “Em busca de melhorias constantes, a Acit, juntamente com seus parceiros, possibilitou a realização de palestras de alto nível, a missão técnica a São Paulo, para oportunizar experiências e agregar conhecimento que auxiliem os empresários na adaptação ao cenário econômico e buscar alternativas para seus negócios”, explica o diretor.