fbpx

Word Café reúne empresárias na Acit

5 de setembro de 2013

Refletir sobre os fundamentos da eficácia empresarial, estratégias de competitividade e acerca dos diversos papéis sociais desempenhados pelas mulheres. Esta foi a proposta do Word Café com o tema “Gestão Empresarial para Mulheres”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na quinta-feira, 5 de setembro.

 

A consultora Marta Beatriz Horn Schumacher, especialista em Gestão de Pessoas, define o evento como um “café da manhã com palavras”, que possibilita um diálogo entre a facilitadora e as participantes, com rodadas de discussões em grupos. “É um trabalho que considera as experiências das participantes, que ao serem conectadas e compartilhadas, podem gerar novos aprendizados”, explica.

A diversidade de papéis que as mulheres assumem diariamente nos ambientes pessoal, organizacional e profissional foi uma das questões debatidas. “As mulheres assumem muitas funções de forma intensa e é preciso refletir sobre isso a fim de encontrar formas de lidar com estes papéis de modo mais assertivo e com qualidade”, pontua Marta.

Outro aspecto discutido foi o perfil de uma boa gestão empresarial. “É fundamental discutir os fundamentos para a eficácia empresarial, diagnosticar a situação, identificar as necessidades e definir os caminhos para atingir os objetivos”, destacou.

As estratégias de competitividade também foram foco nas rodadas de discussões. Segundo Marta, com grupos de empresárias de segmentos variados, foi possível compartilhar ideias diferentes. “As mulheres puderam compartilhar suas experiências como gestoras e falar também de suas expectativas como clientes”, comenta.

O resultado foi muito bom, avalia a consultora. “A ideia foi fazer uma provocação sobre estes tremas, refletir e buscar um aprimoramento para que elas possam desempenhar bem as suas funções e buscar aprimoramento a fim de que atinjam o sucesso em seus empreendimentos”, enfatiza Marta.

A avaliação do evento foi positiva, afirma a diretora da Mulher Empresária da Acit, Gladis Stockmann. “Trata-se de um evento com um formato inovador, que proporcionou interação entre as mulheres e gerou discussões muito produtivas. Superou nossas expectativas.”

Para a empresária Cleonice Malheiro, o evento trouxe muitos aprendizados. “Abriu a visão e nos fez refletir sobre inúmeros aspectos quanto ao papel da mulher na atualidade. As mulheres têm uma sobrecarga de responsabilidades muito grande e precisam se superar a cada dia. Por isso, é sempre importante trocar experiências, buscar formas para trabalhar e viver melhor”, opina.