Visitas técnicas à Acit em 2016 reforçam entidade como referência

4 de janeiro de 2017

Comemorando seu cinquentenário neste ano, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) apresenta destaque entre as principais Associações do Paraná. Em 2016 a entidade foi alvo de frequentes visitas de comitivas a fim de conhecerem sua atuação, os produtos e serviços, bem como seu desempenho, o que reforça sua representatividade na região.

Durante as visitas, os grupos puderam conhecer mais sobre o modelo de gestão da entidade, bem como o formato de atuação frente a seus mais de 3.200 associados, o que representa 43% das empresas locais.

Para o presidente da Acit, Flávio Furlan, as visitas fortalecem a entidade como destaque junto ao sistema associativista. “Se somos visitados, consequentemente somos referência e estamos trilhando o caminho certo. O compartilhamento e troca de informações entre as Associações da área de abrangência da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar), nos torna mais fortes, possibilitando o encaminhamento de algumas conquistas em termos regionais”, explica.

A Acit já recebeu visitas das Associações de Medianeira, Maringá, Cascavel, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Campo Mourão, Paranavaí, Ponta Grossa, entre outras.

Um dos principais produtos da Acit que chama a atenção das comitivas é o Escritório de Compra Toledo (ECT), inaugurado em 2014 por meio do Programa Compra Paraná e em uma parceria da entidade, Sebrae e Prefeitura de Toledo. O ECT, que foi o primeiro no Paraná, tem por objetivo apoiar, divulgar e incentivar a participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

Para o gerente da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (Acic), César Ioris, que visitou a Acit no mês de setembro de 2016, o projeto serve de exemplo para todo o estado. “Vamos implantar um Escritório de Compra em Cascavel. Fomos a Toledo conhecer o trabalho e pudemos perceber o quanto o projeto está adiantado. Com toda certeza, as informações que recolhemos vão contribuir para a implantação em Cascavel, além da gestão dos trabalhos”, explica.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Medianeira (Acime), Lucas Ghellere, que também esteve na entidade no mesmo período, a Acit se tornou referência por suas boas práticas de gestão. “Estamos reestruturando nossa gestão e revisão do planejamento estratégico, por conta disso, para nos prepararmos para os próximos anos visando nosso crescimento, procuramos conhecer Associações maiores que já passaram por este processo, como a Acit, que conta com uma experiência muito bem sucedida”, ressalta.

A gerente executiva da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Cintia Martins que esteve em Toledo no mês de agosto do ano passado, explica que a visita gerou satisfação a equipe. “Com certeza vamos aplicar o método de trabalho da Acit em nossa Associação. O objetivo é implantarmos um Escritório de Compra local e depois de nossa visita a Toledo, muitas informações ficaram ainda mais claras para nós”, explica.

Cintia Martins entende que a atuação da Acit impacta em outras Associações. “São vários produtos e serviços oferecidos, além do número expressivo de associados. Com nossa visita pudemos conhecer ainda mais a entidade, que sem dúvidas é uma referência tanto para nós, quanto para associações de todo o Paraná.”

Além das visitas das comitivas de Associações Comerciais do estado, em 2016 a Acit recebeu a visita do Consultor de Negócio da Itália, Diego D’ermoggine, que veio a Toledo representar empresários italianos que buscam por parcerias profissionais. O encontro aconteceu no mês de agosto, firmando novamente a importância da Acit frente ao município, bem como em outras localidades.