Velocidade das mudanças impõe novas posturas dos empresários

14 de setembro de 2018

A velocidade das transformações nos últimos 30 anos no mundo todo, o avanço da tecnologia e o impacto na vida das pessoas e nos negócios foram o foco da palestra de Arthur Igreja, no terceiro evento do Conexão Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de quinta-feira (13), no Teatro Municipal.

O palestrante, empresário, investidor-anjo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cofundador da plataforma de conteúdo Triplo AAA, destaca que algumas variáveis mudaram drasticamente nas últimas três décadas. A ampliação da expectativa de vida das pessoas, a coexistência de três ou quatro gerações nas empresas, a mudança nas carreiras profissionais e a diminuição do tempo útil de vida de produtos são algumas delas. “Esses fatores somados geraram uma grande disrupção na velocidade que as coisas acontecem”, frisa.

Neste cenário, aponta Arthur Igreja, muitos negócios convencionais estão sendo afetados e parte dos empresários ainda não percebeu que precisam se adaptar. “As novas tecnologias estão impactando os negócios. Tem a ver com a mudança de hábitos e o comportamento das pessoas frente à tecnologia. Como se comunicam, pesquisam, consomem, pagam, se relacionam. Por isso, a ordem é inovar, usar a tecnologia para poupar tempo, resolver problemas e entregar melhores experiências aos clientes.”.

O caminho mais curto para colocar a empresa no meio digital é mesclar as gerações, indica o empreendedor. “É essencial fazer um mix de experiências. O empresário tem conhecimento do seu setor, precisa compor com pessoas que tenham facilidade com a linguagem tecnológica. As equipes mais inovadoras do mundo misturam experiência com inovação.”

Avaliações

Para o contabilista Márcio Ficagna, da empresa Ficagna Contabilidade e Processamento de Dados, a mensagem da palestra foi muito oportuna. “Empresários e os mais diversos profissionais precisavam ouvir essa mensagem. Inovar e digitalizar é preciso, acabar com a burocracia é fundamental. A experiência de atendimento ao nosso cliente vai além da compra e venda; as pessoas querem relacionamento e soluções para seus problemas. E as empresas necessitam afinar esta postura.”

Segundo o empresário Claudemir Hellmann, da Inside Sistemas, o palestrante foi muito versátil e focou em pontos fundamentais para as empresas na atualidade. “É necessário que os empresários estejam antenados com as mudanças, para usar a tecnologia no sentido de melhorar os negócios e o relacionamento com a clientela. O principal é melhorar a capacidade de se relacionar com o cliente para que ele perceba sua empresa de forma diferenciada e você consiga entregar mais valor em seu atendimento.”

A diretora de Treinamentos da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, destaca que Arthur Igreja é “prata da casa”, toledano com expressão nacional e participação em grandes eventos no Brasil e Exterior. “Arthur, que faz mais de 120 eventos por ano, também fez questão de ressaltar o nível de maturidade do Conexão Empresarial da Acit e a importância das empresas estarem abertas a participar de eventos que promovam capacitação profissional. Para ele, seguramente o evento é Top Five no Brasil em planejamento, organização, preocupação com detalhes e comprometimento da equipe”, enfatiza a diretora.

Sorteio

Ao final da palestra foram sorteados três vale-compras no valor de R$ 200,00 cada um, contemplando Ilda Nesello Vieira, da empresa MT Nesello Presentes, Aline Balestro, da Inovação Solar e Valmir Zago Capeletti, da PUCPR.

A décima segunda edição do Conexão Empresarial será encerra no dia 21, com Roberto Justus, renomado empresário e apresentador de televisão, abordará o tema “As sete forças que te levam ao sucesso”.

Parcerias

A realização do Conexão Empresarial é da Acit em parceria com a Fiasul Indústria de Fios, Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lumiar Turismo, Slaviero Veículos, Gráfica JA, Olinda Hotel e Eventos, VIP Dinâmica Corretora de Seguros, Maxicon Sistemas e Inviolável Toledo. E ainda as instituições Sicoob Meridional, Colégio La Salle, PUC/PR – campus Toledo, Itaipu Binacional, Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.

As fotos do evento estão postadas no Facebook: https://www.facebook.com/AcitToledo/