Unidade da EMBRAPA será instalada em Toledo

7 de julho de 2022

Mais uma conquista para o município de Toledo. Em breve uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será instalada no Biopark, com foco em pesquisas de suínos, aves e pescado.

Para confirmar a instalação, uma comitiva de Toledo esteve em Brasília na quarta-feira (06) em reunião com o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

A presidente da ACIT, Anaide Holzback de Araújo integrou a caravana composta por líderes regionais. Ela menciona a importância da unidade para a cidade de Toledo, reconhecida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) pelo 9° ano consecutivo como maior produtora de alimentos do Paraná. “Toledo é, de fato, a Capital do Agronegócio. Os dados de Toledo são fantásticos. Se nós já conseguimos fazer tudo isso, mesmo antes de vir essa unidade de pesquisa e inovação para cá, imagine agora que teremos pesquisadores dedicados. A Associação Comercial se sente parte dessa evolução, não temos poupado esforços para apoiar a inovação em todos esses setores”.

Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, trata-se de um momento ímpar, um esforço de meses possibilitado por diversos atores. “Uma coisa se conecta à outra; a pesquisa no ambiente apropriado, que é o Biopark, e novas frentes que podem se estabelecer, como o aproveitamento dos conhecimentos da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de uma linha de medicamentos de uso veterinário.”

O presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi comemora a vinda da Embrapa para o Biopark. “É realmente um sonho que hoje se torna realidade. Estamos muito felizes e sabemos que de agora para frente temos mais trabalho e muito mais responsabilidades também.”

No destaque:

Rainer Zielasko – presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento; Anaide Holzbach – presidente da ACIT; Luciano Sato – chefe de gabinete do Sérgio Souza; Luiz Donaduzzi- presidente do Biopark; Sérgio Souza – deputado federal; Beto Lunitti – prefeito de Toledo; Nelson Gafuri – presidente do Sindicato Rural; Diego Bonaldo – secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo; Eder Maffissoni- presidente da Prati Donaduzzi.