Transporte coletivo de Toledo adota cartões

16 de janeiro de 2014

A Viação Sorriso de Toledo, antiga Transtol, concessionária que administra o transporte coletivo em Toledo, lançou, na quarta-feira (15), a bilhetagem eletrônica nos ônibus que atendem à população. Na próxima segunda-feira (20) os usuários já poderão solicitar seus cartões e, no dia 27 de janeiro, serão disponibilizados os créditos. Os cartões começam a valer a partir do 1º de fevereiro.

Este sistema foi um dos compromissos assumidos pela empresa com a administração municipal durante o processo de renovação do contrato. O processo também dará agilidade, pois diminui o tempo de embarque nos trajetos das linhas reduzindo o período de viagens. O sistema funciona com cartões magnéticos recarregáveis onde o passageiro solicita o valor que atenda as suas necessidades e o utiliza para liberar a catraca a partir de um aparelho instalado nos ônibus. Ao aproximar o cartão, o equipamento faz a leitura e informa o saldo que o usuário ainda possui.

De acordo com o diretor da Viação Sorriso de Toledo, Jorge Luis Piano Vargas, a inserção de créditos no cartão poderá ser feita por meio da internet, na Loja Passe Bem e também pelas empresas que fornecem o vale-transporte aos seus colaboradores. Jorge ainda lembrou que a primeira via do bilhete é gratuita e nele constará foto e dados do usuário. Os cartões serão identificados como vale-transporte, escolar, gratuidade e pré-pago.

A transição irá acontecer de forma gradativa e os tickets de papel continuarão valendo, por mais 90 dias, até que todos tenham acesso aos cartões. O sistema de cadastro já está em funcionamento na internet e o usuário poderá fornecer seus dados no endereço eletrônico http://00180.transdatasmart.com.br:18001/tdmaxwebcommerce/.

Da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Toledo