Toledo firma Protocolo de Intenções com cidade japonesa para desenvolvimento industrial

27 de agosto de 2014

No sábado (23) Toledo deu inicio as negociações para firmar um Protocolo de Intenções com o município de Ueda, província de Nagano, no Japão. Durante o encontro, os japoneses apresentaram trabalhos de desenvolvimento econômico para futuras parcerias. O objetivo é promover um intercâmbio de informações com empresários dos mais diversos setores.

Na ocasião, os representantes da comitiva foram recebidos pelo prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e empresários, no Auditório Acary de Oliveira. A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, que auxilia no desenvolvimento do comércio e indústria do estado do Paraná promovendo a vinda de investimentos japoneses na região.

Segundo o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, a parceria demanda apenas da disposição de cada um dos envolvidos. "O Japão vem em procura de parceria, pegando os industriais brasileiros e trazendo a tecnologia japonesa, a experiência e se necessário até equipamento japonês, o que torna muito mais rápido e eficiente os processos. Toledo é um ambiente propicio para parceria, pois conta com uma economia forte, com desenvolvimento importante do agronegócio".

Um dos diferenciais que fazem da parceria um bom negócio é a tecnologia do Japão. "As grandes corporações vêm com recursos próprios e podem ficar de um a cinco anos pesquisando no local até a implantação, mas as médias indústrias japonesas são detentoras de tecnologia, enquanto que as grandes corporações são nada mais que montadoras e distribuidoras, então o que faltaria nesse meio é quem faria esse link com essas empresas e esse é o papel da Câmara", destacou Yoshiaki Oshiro.

O vereador de Ueda, Kentaro Matsuyama, afirmou que sua cidade e Toledo tem muitas características em comum que poderão potencializar a parceria. "Lamentavelmente não sei falar português, mas como pretendo voltar aqui vou estudar para da próxima vez falar diretamente. É uma satisfação receber tantas pessoas aqui, tendo em vista que trata-se de um sábado, dia de folga. Analisando o número de habitantes e as atividades desenvolvidas, acredito que a partir daqui poderemos implementar parcerias muito positivas", afirmou ele em tradução.

Para o presidente da Câmara de Toledo, vereador Adriano Remonti, o encontro traz muitas expectativas. "Talvez esse seja o início de uma grande jornada, não só para Toledo, mas para toda região. Sempre que recebemos comitivas de outros lugares ficamos felizes, e hoje em especial, espero que Toledo aqui no Brasil e Ueda no Japão possam firmar parcerias positivas que venham a contribuir com o desenvolvimento. Contem com o apoio desta Câmara de Vereadores".

Na oportunidade o prefeito toledano, Beto Lunitti destacou as potencialidades do município. "Aqui se disse sobre a integração do setor primário e a tecnologia. Somos o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do estado e entre os maiores do Brasil. Realmente temos muita vontade de ter esse intercâmbio, pois isso vem ao encontro da nossa proposta de expansão dos Parques Tecnológicos e desenvolvimento do município".

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, salientou que o próximo passo será a assinatura do Protocolo de Intenções pelo prefeito de Ueda. Após o encontro, realizado por meio da intermediação da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a comitiva participou de um almoço onde puderam provar o prato típico do município, Porco Assado no Rolete.

(Da Assessoria da Prefeitura de Toledo)