Terceiro dia do PIG DATA movimentou Toledo com atividades em diversos pontos da cidade

21 de outubro de 2022

O maior evento de Inovação e Tecnologia do Oeste do Paraná está movimentando Toledo e região. Desde a segunda-feira, dia 17 de outubro, Toledo recebe o PIG DATA 2022.

Com mais de 50 atividades em diferentes pontos da cidade, a programação seguiu na quarta-feira (19) com a palestra Inovação e Tecnologia em Modelos de Negócios, organizada pelo Nexo Toledo, ministrada por Ederson Rodrigues de Melo, do Parque Tecnológico de Itaipu. A palestra abordou os principais desafios para inovação em modelos de negócio, com foco em processo de criação da inovação e a modelagem de negócios de base tecnológica e os desafios mercadológicos; processo de inovação aberta; o empreendedorismo inovação na geração de novos negócios. Na sequência, o Nexo realizou o Painel Estudos de caso de inovações tecnológicas na área AGRO, com apresentação de startups no segmento Agro e trajetórias de desenvolvimento e validação.

O Colégio La Salle fomentou a visitação no Espaço Maker Labitec. A cultura maker se insere no desenvolvimento de contextos educacionais que conectam a prática do fazer (mão na massa) com conceitos formais e teorias, de forma a dar suporte à descoberta e exploração, com ferramentas de fabricação manual e eletrônica, ao mesmo tempo que introduz novas ferramentas para gerar projetos mais avançados de fabricação digital, como a Impressora 3D e a Cortadora a Laser, criando novas formas de pensar sobre o fazer.

A FAG Toledo realizou a palestra: Desafios da Cibersegurança Pós Pandemia, abordando introdução à segurança da informação ISO 27001; impactos da cibersegurança na Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018); desafios da cibersegurança pós pandemia; carreira na área de cibersegurança; como integrar a área jurídica e a segurança da informação. Além disso, o Centro Universitário realizou o minicurso Deep Learning com Python, com instrução de Yan Carlos Coltro. O objetivo foi tratar da aprendizagem profunda, que está relacionada a aplicação das redes neurais artificiais na resolução de problemas complexos e que requerem artifícios computacionais avançados.

Dando sequência ao PIG DATA de quarta-feira, a Unipar Toledo fomentou a palestra Os Desafios Profissionais da Inovação na área da Saúde, com parceria do Nexo Coworking. O Dr. Vinicius Julio Camargo, da Alda Instituto de Saúde ministrou assuntos como desafios do profissional de saúde que entra no mercado de trabalho atualmente; impacto da utilização de ferramentas digitais e do gerenciamento de rotinas em uma clínica e alta performance e inovação tecnológica na área da saúde.

Outro assunto tratado pela Universidade Paranaense foi A importância da consultoria estratégica e inovadora para o desenvolvimento empresarial além de oficinas nos laboratórios, com os temas Criando Aplicativos incríveis usando apenas o Figma; CustomerX Level 1 com Unity 2D; Desenvolvendo um sensor de distância com Arduíno; Hardware 4 – Desenvolvendo um Space Invader com Java; Minha primeira Api REST com Node e TypeScript e Metadados Sistemas de RH.

Na noite de quarta-feira (19) a PUC PR realizou a Oficina Apps colaborativos para gestão de tarefas e projetos. Durante o evento foram abordados conceitos de Modelo 3C de colaboração, Google Docs, Todoist, Slack, Crm Colaborativo, não conformidades colaborativas e a gestão de projetos em Trello.

O Senai Toledo, que também é parceiro do PIG DATA fomentou o Workshop Incorporação dos conceitos de IOT em processos industriais.  O objetivo da apresentação foi exemplificar o conceito de IoT, por meio da disponibilização dos dados, coletados do processo industrial via a malha de controle existente no processo, para uma plataforma que pode ser acessada externamente, como o Excel ou Access, além da demonstração de que é possível utilizar a informação em tempo real como subsidio na gestão industrial, com baixo impacto financeiro e também, sem interferir no processo produtivo devido a implantação de baixo impacto.

A UTFPR Toledo deu sequência à Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia (SAET) que visa proporcionar a troca de experiências e integração entre a universidade, a comunidade externa e profissionais da área de engenharia e tecnologia.

Para finalizar a noite de atividades, o auditório da ACIT recebeu a palestra Relação empresa-escola: um jogo do ganha-ganha, com instrução de Heron Oliveira Santos Lima.

O PIG DATA segue até o domingo, dia 23 de outubro. A programação completa e as inscrições para as demais atividades podem ser acessadas pelo site ww.pigdata.com.br

Realização PIG DATA:
ACIT | INOVACIT
Promoção: RPC
Apoio: Prefeitura Municipal de Toledo
Patrocínio: Cresol Integração e Sebrae PR

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sebrae PR, Serviço Social do Comércio – Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Universidade Paranaense – Unipar, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Nexo Coworking, Biopark, Colégio La Salle, Colégio Incomar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo – Comdet, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo – Funtec, Queijaria Átani, Associação de Pesquisa Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus e Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Deseco.