Tendências do mercado imobiliário e da construção civil são discutidas em Toledo

31 de janeiro de 2020

Os indicadores da construção civil e perspectivas do mercado imobiliário em Toledo e região foram apresentados aos integrantes do Núcleo Setorial de Imobiliárias, corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e empresários do segmento da construção, durante o evento Comunidade Indústria da Construção Civil, organizado pelo Sebrae/PR, na noite de quinta-feira (30), nas dependências do Senac.

O consultor Marcos Kahtalian, da Brain Inteligência Estratégica, de Curitiba, apresentou dados de pesquisa realizada nos municípios de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, além de outros indicadores do setor da construção civil e tendências do mercado imobiliário.

Os dados apontam que Toledo apresenta maior dinamismo populacional, em relação aos outros dois municípios pesquisados, impulsionando bastante o mercado imobiliário, principalmente a partir do segundo semestre de 2019.

“A pesquisa mostra que a taxa de compra em Toledo foi significativamente maior do que Cascavel e Foz do Iguaçu, mostrando que de fato esse crescimento tem gerado maior volume de venda de imóveis em Toledo”, pontua Kahtalian.

O levantamento indica significativo número de loteamentos sendo ofertados na cidade, crescimento vertical (edifícios), taxa de locação bastante elevada na região central da cidade, e intenção elevada de compra de imóveis. “Chamou atenção a elevada intenção de compra de imóveis: cerca de 45% das famílias com renda acima de R$ 2 mil querem comprar. Outra informação importante é grande concentração da demanda por imóveis de até R$ 250 mil, seguido por imóveis de até R$ 400 mil. Por isso, o desafio às empresas é ofertar este tipo de produto para atender esta busca”, ressalta o consultor. Ele apresentou também o que se costuma chamar de local de desejo, ou seja, onde esse interessado gostaria de comprar.

No cenário nacional, Kahtalian ressalta que a tendência para o segmento é de crescimento neste ano. “O mercado cresceu em 2019 e para este ano a perspectiva é que ele puxe o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em razão da queda da taxa de juros, que acaba impulsionando imediatamente o mercado da construção civil e imobiliário.”

Núcleo das Imobiliárias de Toledo

Na abertura do evento, a coordenadora do Núcleo Setorial de Imobiliárias, Adriana Zanatta e o empresário William Menoncin, apresentaram as atividades do grupo, que neste ano completa 13 anos de atuação, sendo vinculado ao Programa Empreender, da Acit.

Adriana Zanatta ressalta a importância do evento, apontando as oportunidades para os empresários toledanos. “Percebemos já no segundo semestre do ano passado a retomada nos negócios no mercado imobiliário e para este ano, com as taxas de juros mais baixas, acreditamos que os negócios vão aquecer ainda mais”, salienta.

Segundo Adriana, saber os anseios do consumidor, o que de fato agrada e atende as suas necessidades é importante papel das imobiliárias. “E compartilhar tudo isso faz parte do trabalho das imobiliárias junto às construtoras, com objetivo de atender a demanda, e consequentemente realizar o sonho da casa própria de muitas famílias de nossa cidade”, conclui.

Realizadores

O evento foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Sinduscon, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) e Núcleo Setorial de Imobiliárias de Toledo.