Storytelling é lançado na Acit

30 de abril de 2015

O Núcleo Setorial de Idiomas, vinculado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou na manhã desta quinta-feira (30), o lançamento do Storytelling para vida pessoal e profissional.

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada, e também é muito usado no contexto da aprendizagem.

Esse evento trará à região Oeste o renomado palestrante James Mcsill, que desenvolve trabalhos na Europa, América do Norte e América Latina. Serão realizados cursos para professores, autores e escritores e palestra para a comunidade em geral.

A coordenadora do Núcleo Setorial, Juciane Wusch, destaca a importância desse evento para a cidade de Toledo. "Acredito que aqui em Toledo seremos vanguarda nessa ferramenta, é uma reinvenção de contar histórias, com o objetivo de atingir um propósito", explica.

Segundo ela, a princípio o curso seria direcionado apenas aos professores, mas houve a abertura para outros segmentos. "Podíamos ter trazido o Mc Sill apenas para o curso para professores, mas queremos estender isso para a educação de Toledo", diz Juciane.

Conforme a coach e consultora empresarial Eliane Bringmann, parceira do projeto, o storytelling se compara ao coaching, uma das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento de pessoas e empresas. "O storytelling está explodindo no mundo, assim como aconteceu há cerda de 10 anos e ainda hoje, com o coaching, que está impactando no desenvolvimento de pessoas, dentro ou fora das empresas. Através do coaching a pessoa pode reescrever sua história de vida, pode trabalhar comportamentos, habilidades para atingir os seus objetivos. Com essa palestra queremos oportunizar um momento para que as pessoas percebem que elas são nada mais do que suas histórias que viveram e contaram para ela mesma. Se você tem vontade de melhorar, precisa acreditar que pode e começar contar outras histórias sobre você mesmo e se reiventar", enfatiza.

Esse evento é uma iniciativa do Núcleo Setorial de Escolas de Idiomas, da Acit, que conta com a participação de oito escolas, junto com a APL Iguassu, Bringmann e Associados e da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

Programação

No dia 15 de maio será realizado curso para professores de Inglês; nos dias 16 e 17, treinamento para autores e escritores, no auditório da Acit, ambos no auditório da Acit.

No dia 19 de maio o palestrante James Mc Sill realizará palestra voltada para a comunidade em geral, no Teatro Municipal de Toledo. O ingresso será a doação de um livro infantil ou infanto- juvenil, que serão doados à biblioteca pública.

Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (45) 3055-4615 com Claiton, ou em alguma das oito empresas do núcleo, que são Planeta, Fisk, Wizard, Polys, Athus, Yázigi, Update, Speak.