SPC oferece serviços de segurança para consumidores e empresários

24 de julho de 2015

Mais de 160 mil tentativas de fraude, conhecida como roubo de identidade, foram registradas apenas em maio deste ano no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. A ação consiste em quando dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,6 segundos no país.

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão a emissão de cartões de crédito, quando o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão, a compra de celulares com documentos falsos ou roubados, e o financiamento de eletrônicos e automóveis.

Também são feitos registros de fraudes em abertura de contas em banco, sendo que neste caso, os produtos oferecidos – cartões, cheques, empréstimos pré aprovados – potencializa possível prejuízo às vítimas, bancos e comércio. Outro caso é a abertura de empresa, que podem servir de ‘fachada’ para aplicação de golpes no percado.

Como forma de oferecer mais segurança aos usuários, tanto consumidores quanto empresários, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Acit, conveniado ao SPC Brasil e Serasa Experian,conta com duas ferramentas diferenciadas. Em uma, o SPC Avisa, a pessoa recebe por e-mail, qualquer consulta ou registro que seja feito em seu CPF ou CNPJ.

O coordenador do SPC da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Wagner Crosatti, destaca que são muitas as vantagens para se adquirir o SPC Avisa. “O SPC Avisa é indicado para prevenção de fraudes e constrangimentos. Ao adquirir, você receberá informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil e Serasa Experian e o consumidor pode escolher de que forma você deseja ser avisado, e-mail ou SMS”.

Segundo Wagner, medidas de prevenção, como não informar dados pessoais e números de documentos para pessoas estranhas ou por telefone, evitar cadastros em sites que não sejam de confiança e cuidados com pesquisas e promoções são importantes para diminuir riscos. “Com esse serviço, assim que ocorrer qualquer movimentação ou consulta do documento, imediatamente o cliente é avisado por e-mail ou SMS”, explicou.

Alerta de documentos

Outro serviço bastante útil mas pouco conhecido oferecido pelo SPC, é o Alerta de Documentos. Sua função é proteger o indivíduo em caso de cheques, documentos ou cartões de crédito roubados, furtados ou extraviados, para evitar que alguém faça compras em seu nome.

Mediante um Boletim de Ocorrência, o cidadão deve se dirigir ao SPC e fazer registro do caso. Dessa forma, a informação fica anexada ao cadastro e toda empresa que consultar os dados, receberá o alerta de roubo dos documentos. “Assim a empresa fica ciente de que quem está tentando efetuar a compra não é o dono dos documentos. Nesse caso ela poderá negar a efetivação da compra e ainda denunciar quem estiver utilizando os documentos de outra pessoa indevidamente”, enfatizou Wagner.

Conforme o coordenador, a inclusão das informações como “alerta”, não tem custo e pode ser realizada pelo consumidor no setor do SPC, na Acit, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.