SPC da Acit orienta associados sobre o Cadastro Positivo

30 de janeiro de 2020

O Cadastro Positivo, banco de dados que reúne histórico de pagamento dos consumidores, foi tema do primeiro Treinamento para Lojistas de 2020, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

O coordenador do departamento, Valmeri Boareto, falou aos associados da entidade sobre as principais características do sistema, que permitirá que comerciantes, empresários e instituições financeiras possam consultar o Cadastro Positivo para uma possível concessão de crédito ao cliente. “Abordamos entre outras coisas, as projeções do cadastro positivo para o Brasil, onde projeta-se redução na inadimplência e crescimento econômico”, conta.

As consultas ao Cadastro Positivo poderão ser realizadas pelo sistema do SPC Brasil, apresentando informações diversas, como score de crédito do consumidor, índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos, índice de segmentos de empresa em que o cliente tem buscado crédito, e, acesso ao histórico de compromissos assumidos pelo consumidor.

Segundo o coordenador do SPC da Acit, o Cadastro Positivo é uma ferramenta que beneficiará tanto o consumidor, quanto o lojista. “Para o lojista, o Cadastro Positivo vem para facilitar a análise de crédito. Quando passamos a analisar o histórico completo de compras, o hábito de pagamento, a liquidez financeira, é possível reduzir o risco de inadimplência, identificando os bons pagadores, podendo conceder crédito com maior assertividade”, menciona.

Valmeri Boareto complementa. “Já para o consumidor, se tiver bom histórico, poderá com o tempo ter a possibilidade de acesso a melhores condições de crédito, taxas de juros e melhores prazos. Lembrando que essas condições dependem única e exclusivamente da empresa que está concedendo o crédito”, conclui.

Os associados interessados em mais informações sobre o Cadastro Positivo, podem entrar em contato no setor de SPC da Acit, pelo telefone 45 3055-4644.